domingo, 21 de maio de 2017

21 de maio - Dia Nacional da Luta contra a Obesidade


Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século 21, a obesidade é uma doença crônica, causada por fatores que vão dos genéticos, aos endócrinos e ambientais (stress, alimentação e sedentarismo etc). Trata-se de uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, levando à redução de expectativa de vida e/ou aumento dos problemas de saúde.
         Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2, valor obtido dividindo-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura. A obesidade aumenta a probabilidade da ocorrência de várias doenças, em particular das doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, apneia de sono, alguns tipos de câncer e osteoartrite etc.
         O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, maior ingestão de alimentos ricos em fibras e respeito aos horários das refeições. Este procedimento pode requerer suporte psicológico e auxílio por parte da família. Outra medida adotada é o início de atividades físicas visando gastar a energia acumulada do organismo na forma de gordura. A atividade física diminui o apetite e melhora a auto-estima. Depois de verificar se a pessoa está em condições adequadas de saúde para a prática de exercícios, o ideal é que ela caminhe 50 minutos quatro vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário