quinta-feira, 25 de maio de 2017

25 de Maio: Dia Internacional da Tireóide

        Já falamos aqui no PORTAL DOS MÉDICOS que esta é a Semana da Tireóide. E hoje, dia 25 de maio, é o Dia Internacional da Tireóide. Glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Afeta o desenvolvimento e crescimento na criança, o metabolismo, a função de diversos órgãos e a fertilidade. 
        As doenças da glândula são muito frequentes. A tireóide pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulos, benigno ou maligno. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo. 
       A sua principal função é produzir os hormônios tireoidianos: a triiodotironina (T3) e o tetraiodotironina (T4). Esses hormônios agem em praticamente todos os órgãos, estimulando várias funções, como se fosse a gasolina do corpo humano. No coração, controla os batimentos cardíacos; no intestino, a frequência de evacuações; na temperatura corporal, no humor, na memória etc. Age também nos ossos, nos músculos e, aqui está o que mais preocupa, principalmente as mulheres: no tecido adiposo. Além disso, nas mulheres pode alterar a ciclo menstrual e a ovulação
       Não existe nenhuma dieta ou cuidado especial que possa impedir o aparecimento de  disfunções nesta glândula. E é bom saber que remédios para emagrecimento, em geral, contém hormônio tireoidiano para aumentar o gasto calórico, provocando um hipertireoidismo. Por isso esses remédios mágicos devem ser evitados. Faça dieta e exercícios. É melhor que tentar aumentar a função da tireoide para emagrecer.
       O tratamento do hipotireoidismo é feito com reposição hormonal, levotiroxina, que deve ser tomada diariamente, pela manhã, via oral e em jejum. O médico avalia, com exames de sangue, a função tireodiana e faz ajustes necessários de dose, baseado nos exames laboratoriais e na avaliação clínica da paciente.
      
No hipertireoidismo há mais de uma opção terapêutica, a droga antitireoidiana, o iodo radioativo ou cirurgia. O paciente pode ser tratado com medicamento que vai diminuir a produção de hormônio tireoidiano pela glândula (droga antitireoidiana), por um período que varia de um a dois anos. Neste período, em geral, o processo imunológico regride.

Nenhum comentário:

Postar um comentário