sexta-feira, 23 de junho de 2017

23 de junho - Dia de falar sobre a Síndrome de Cushing

    A Síndrome de Cushing é uma doença provocada pelo desequilíbrio de um hormônio chamado cortisol. O cortisol é produzido pela chamada glândula suprarrenal (por ficar próxima aos rins) e é frequentemente relacionado ao armazenamento de gordura e à perda de massa muscular. Apesar de ser classificado como um dos “hormônios ruins” que produzimos (como o colesterol ruim) o cortisol tem uma função fundamental para o organismo e qualquer desequilíbrio pode provocar complicações graves à saúde. O excesso de cortisol no corpo causa a síndrome de Cushing.
    Essa síndrome provoca o aparecimento de depósitos de gordura no corpo, estrias na pele, principalmente nas regiões do abdômen, coxas, seios e braços; emagrecimento e pele frágil, cicatrização lenta, acne, períodos menstruais irregulares ou ausentes, diminuição da libido, diminuição da fertilidade, disfunção erétil, fadiga, fraqueza muscular, depressão, ansiedade e irritabilidade, perda de controle emocional, dificuldades cognitivas, pressão arterial elevada, intolerância à glicose que pode levar à diabetes, dor de cabeça e perda óssea, levando a fraturas ao longo do tempo.
    O que pode desencadear essa doença é o uso constante de corticoides. A função do medicamento é elevar os níveis de cortisol no organismo, mas a alta concentração do hormônio por muito tempo provoca essa síndrome. Por isso, pessoas que têm artrite, artrite reumatoide, asma, lúpus, dor nas articulações, bursite, dor nas costas e outras doenças inflamatórias, e são tratadas com corticoides, devem ficar atentas aos sintomas descritos acima, que podem indicar o aparecimento da Cushing.
     Embora ela seja mais comum em mulheres que homens (na proporção de três por um) na faixa de idade dos 20 aos 50 anos, essa doença acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, principalmente se tiverem obesidade e diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 mil pessoas vivem com essa doença atualmente ao redor do mundo.

SAIBA MAIS
    Essa síndrome foi descoberta pelo médico e neurocirurgião norte-americano Harvey William Cushing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário