quarta-feira, 14 de junho de 2017

Conheça a Abernethy



        A Albernethy é uma malformação rara do fígado. O portador desta síndrome nasce com um defeito na veia que leva o sangue dos pulmões para ser filtrado pelo fígado. Com isso o sangue "sujo" passa diretamente para a circulação, sem passar pelo fígado, causando a Síndrome Hepatopulmonar (HPS). A falha no metabolismo do fígado causa a dilatação de arterias pulmonares, levando a uma série de anormalidades na oxigenação do sangue. Suas causas genéticas, mas ainda desconhecidas.
        A incidência dessa doença no mundo é estimada em um para cada grupo de 30 mil nascimentos e a maioria dos diagnósticos são feitos a partir de um mês de vida, após os primeiros sintomas aparecerem. A Albernethy causa sonolência, confusão mental, alterações de comportamento, irritabilidade, desorientação, dificuldades escolares, desatenção e hiperatividade, podendo chegar a retardo mental e convulsões. Como não há medicação, uma das formas de corrigir o problema é a cirurgia, religando a veia que traz o sangue para ser filtrado, de volta ao fígado.

SAIBA MAIS
       A Malformação Albernethy foi descrita pela primeira vez em 1793, pelo médico inglês John Abernethy. Ele também foi o primeiro cirurgião a refazer a ligação da artéria do fígado, corrigindo o problema congênito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário