sexta-feira, 16 de junho de 2017

Dia 16 de junho – Vamos falar sobre a Acalasia

       A Acalasia é uma alteração neuromuscular hipertônica do mecanismo esfincteriano da cárdia.  Pode parecer complicado, com esse palavreado técnico, mas essa é a região de transição entre o esôfago e o estômago que abre e fecha para a passagem dos alimentos. Essa síndrome causa a perda da força (tônus) da parede muscular. Esse tônus é o que faz  a contração em forma de onda levando os alimentos.  Com esse relaxamento dos músculos, ocorre uma progressiva dilatação e alongamento do esôfago, formando uma câmara onde ficam depositados grandes volumes de alimento e saliva. 
     Esse problema não acontece da noite para o dia, mas resulta em uma evolução de anos de dor, vômitos, regurgitação e salivação, levando à destruição dos plexos miontéricos, que fazem parte do sistema nervoso entérico, que coordena as contrações no trato gastrintestinal.
     A maior dificuldade é que a Acalasia pode ser confundida com outras doenças que atingem o esôfago, como a doença do refluxo gástrico também o câncer de esôfago. O diagnóstico, nas fases iniciais, pode ser difícil, já que a dilatação do esôfago, característica da doença (chamado de mega esôfago) pode ainda não estar presente. Nesses casos os exames de rotina como endoscopia digestiva alta e o raio-X contrastado do tubo digestivo alto podem dar resultado normal. Com a evolução da doença, o esôfago acaba por se dilatar só então a endoscopia pode detectar a dilatação e resíduos nos casos mais avançados, já com alongamento e tortuosidade do corpo esofágico.
     Os sintomas mais comuns, que podem indicar Acalasia são dificultadade para engoluir, azia frequente, dor, vômitos, regurgitação, salivação excessiva e emagrecimento. O tratamento pode ser feito com uma injeção local de toxina botulínica por meio de endoscopia. Outro muito utilizado é a dilatação esofágica com balão. E, em último caso, a cirurgia corretiva.

SAIBA MAIS
   1 - O termo acalasia designa toda alteração do tônus de qualquer músculo circular (esfíncter) ou mecanismo muscular circular, como o esfíncter anal, por exemplo.

    2 - Essa doença foi descrita pela primeira vez em 1674 pelo médico inglês Thomas Willis.

    3 - A toxina botulínica, que pode ser usada no tratamento da Acalasia é a mesma usada no tratamento para rugas. Entre os tratamentos com toxina botulínica, autorizados no Brasil pela Anvisa, está o de rugas, distonia, estrabismo, blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), espasmo hemificial (contrações involuntárias dos músculos da face), rigidez muscular, hiperidrose, bexiga hiperativa e até mesmo dor de cabeça crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário