quinta-feira, 15 de junho de 2017

Peste bubônica ainda é uma ameaça à saúde

       Quase 800 anos depois de dizimar 25% da população europeia, a peste bubônica (conhecida na época como peste negra) continua sendo uma preocupação. Doença é infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao homem pela pulga de roedores como camundongos, ratos, capivaras e até porquinhos-da-índia.
      Depois da transmissão pela mordida de uma pulga infectada, a bactéria se instala nas glândulas linfáticas localizadas nas regiões das axilas, virilhas e pescoço. Os sintomas da doença aparecem repentinamente, geralmente de dois a cinco dias após a exposição à bactéria. O doente começa a sentir calafrios, mal-estar geral, febre alta (39°C), dores musculares e até convulsões. Outros sintomas comuns incluem: dificuldade respiratória, vômito contínuo de sangue, dores nos membros superiores e inferiores e tosse.
      Metade dos doentes morre entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, caso nào seja tratado imediatamente, porque a doença causa hemorragias em vários órgãos. As hemorragias formam manchas escuras, daí o nome “peste negra”.
      Apesar de tanta evolução e das tecnologias, principalmente na área médica, a Peste bubônica continua sendo uma realidade em nossos dias.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente são registrados entre mil e 3 mil casos de peste em todo o mundo.
      Aqui no Brasil, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) emitiu um alerta para Peste Bubônica essa semana. O último caso da doença no Estado foi confirmado havia sido registrado em 2005, no município de Pedra Branca. A nota técnica da secretaria orienta vigilância em 42 cidades cearenses, consideradas áreas de risco com foco de peste e, portanto, de importância para a vigilância estão localizadas nas Serras de Baturité, Serra do Macaco, Uruburetama, Pedra Branca, Ibiapaba, Matas e Chapada do Araripe, de acordo com nota da Secretária de Saúde do Ceará.
     Para se evitar a peste, basta acabar com a proliferação de ratos. Outra dica importante é espargir vinagre nas áreas onde forem encontrados ratos, já que as pulgas não gostam dessa substância. E, comunique as autoridades sanitárias de sua cidade imediatamente em qualquer caso suspeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário