sábado, 1 de julho de 2017

1º de julho – Dia da vacina BCG


     A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) protege contra a Tuberculose, uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Essa doença geralmente ataca os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e nas membranas que envolvem o cérebro, causando meningite.
    O nome se deve à composição da vacina, feita com o Bacilo de Calmette-Guérin, que é uma das bactérias que causam a tuberculose, enfraquecido para que o sistema imunológico possa lidar com a doença e ganhar anticorpos que vão evitar uma contaminação futura. Em sua composição ainda vai  o glutamato de sódio e solução fisiológica (soro a 0,9%). A vacina é aplicada via intradérmica (no braço direito, próximo ao ombro).

     A BCG deve ser aplicada no primeiro mês de vida da criança.  Entre duas semanas a um mês após a injeção ter sido tomada, uma reação vai causar um nódulo avermelhado no braço depois virar uma feridinha. Após isso, forma-se uma casca, que irá cair e virar uma cicatriz. Esta sequência de reações são tão importantes quanto a formação da cicatriz, porque mostra que houve a resposta imunológica e, assim, a defesa do organismo.

    Apesar da eficácia comprovada, a BCG não protege 100% contra a tuberculose pulmonar, por isso é importante a vacinação em massa. No Brasil, embora a incidência de tuberculose pulmonar venha aumentando, quase não são mais registradas as formas graves da doença. Outro exemplo da importância da vacinação foi o aumento do número de casos de tuberculose em crianças, registrado quando a Suécia suspendeu a vacinação de rotina.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Mas é improtante frisar que a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.



SAIBA MAIS

1 -  A subcepa utilizada no Brasil é a Moreau – Rio de Janeiro, mantida sob o sistema de lote semente no Statens Serum Institut de Copenhagen. Essa cepa é encaminhada, periodicamente, aos laboratórios da Fundação Ataulpho de Paiva e do Butantan, no Brasil, onde se produz a BCG, distribuída gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e clínicas particulares. 

2 - Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos de Tuberculose em todo o mundo, matando mais de um milhão de pessoas. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário