quarta-feira, 12 de julho de 2017

12 de julho – Dia de falar da Imunodeficiência Combinada Severa (SCID)

      A Imunodeficiência Combinada Severa (SCID em inglês) é na verdade um grupo de doenças, caracterizado por desenvolvimento defeituoso dos linfócitos B e T, com comprometimento do sistema linfático e deficiência da imunidade humoral (células B) e celular (células T), que resulta em susceptibilidade a infecções graves que se manifestam dentro do primeiro ano de vida.
     O problema é tão grave e complicado que as próprias vacinas que as crianças costumam tomar no primeiro e segundo mês de vida, elaboradas a partir de vírus ou bacilos atenuados porém vivos (como BCG e Sabin) podem provocar infecções fatais nos portadores de SCID.
     O índice de mortalidade por SCID durante o primeiro ano de vida é extremamente elevado, devido à falta de diagnóstico, diagnóstico tardio ou por impossibilidade de acesso a um tratamento adequado. No mundo inteiro os casos de SCID diagnosticados correspondem a apenas 1 em 3 a 4 milhões de nascidos vivos.
     Diagnosticada a doença, é aí que começam as complicações, já que a única solução é manter a criança doente num ambiente estéril, isolada do mundo, literalmente numa bolha, como no filme “O Menino da Bolha de Plástico” (The Boy in the Plastic Bubble, EUA 1976), baseado na história de Tod Lubitch) que você assiste a partir do link acima.
     Todos os alimentos que o paciente vai ingerir devem ser rigorosamente esterilizados, sendo tratadas com misturas de gamaglobulinas humanas (anticorpos purificados colhidos de milhares de pessoas), e, conforme o caso, com antibióticos, antivirais e antifúngicos. Nem mesmo o contato com os pais é possível, já que qualquer exposição pode resultar em infecções graves.
     A forma de tratamento conhecida é a chamada “terapia genética”, com a utilização células-tronco do próprio doente ou o transplante de medula óssea, que deve ser realizado o mais cedo possível. O índice de sucesso do transplante de medula óssea está próximo dos 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário