domingo, 16 de julho de 2017

16 de julho - Vamos falar sobre a Hipertricose



    A Hipertricose, também conhecida como a Síndrome do lobisomem, ou Síndrome de Ambras, é uma doença autossômica (isto é: passada de pais para filhos através dos genes). Esta mutação genética provoca o crescimento excessivo de pelos por todo o corpo da pessoa e é extremamente rara: é registrado um caso para cada grupo de dez milhões de pessoas. Até hoje, em todo o mundo, foram relatados cerca de 50 casos.
    Apesar de não causar outros problemas, a Hipertricose associa-se a outras doenças, principalmente à depressão, devido o preconceito que a pessoa com esse problema enfrenta, geralmente provocando isolamento. O filme (veja no link acima) “A Pele” (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus, EUA 2006), com Robert Downey Jr. e Nicole Kidman retrata bem o drama vivido por uma pessoa que tem essa doença.
    Essa doença não tem cura e sequer tratamentos eficazes. O tipo de tratamento varia dependendo do tipo de pelo do indivíduo, da quantidade de crescimento e da idade da pessoa. O que se faz, basicamente é lutar contra o excesso de pelos, cujos fios podem atingir até 25 centímetros, fazendo depilações. Usa-se barbeadores comuns para barbear todo o corpo, o que é pouco eficaz e irritante; pode-se usar cera para remove a raiz dos pelos, o que faz com que o crescimento seja mais lento, mas isso é mais doloroso e não pode ser feito no rosto; ou fazer depilação a laser (processo mais caro e mais eficiente): deixa os pelos mais finos e quase os eliminam definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário