segunda-feira, 17 de julho de 2017

17 de julho - Vamos falar da Sindrome de Tourette

      A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância, fazendo com que a criança tenha tiques involuntários e repetidos, que podem dificultar a realização das atividades diárias. Os tiques da síndrome de Tourettesurgem por volta dos 3 anos e vão de um simples piscar os olhos até gritar palavras obscenas, repetir palavras ou frases, usar diferentes tons de voz etc.

     Os sintomas podem se manifestar inclusive durante o sono, evoluir para tiques diferentes ao longo do tempo ou piorar em situações de doença, estresse ou ansiedade. Também é possível que os pacientes apresentem comportamento agressivo, hiperatividade, impulsividade, ansiedade, raiva, apreensão, gagueira e dificuldade de aprendizado.

      Essa doença não tem cura, mas pode ser controlada com o acompanhamento de um neurologista e o uso de antidepressivos, medicamentos neurolépticos, inibidores adrenérgicos para controlar os impulsos e injeções de Botox, usadas para paralisar o músculo e diminuir o espasmo. O médico neurologista ainda pode indicar sessões de psicoterapia ou de terapia comportamental, uma vez que os medicamentos citados acima não controlam todos os tipos de tiques.



SAIBA MAIS

     A doença foi descrita pela primeira vez em 1825 pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard. Mais tarde, em 1885, Gilles de la Tourette publicou um relato de nove casos da doença, que denominou maladie des tics convulsifs avec coprolalie ("doença dos tiques convulsivos com coprolalia").


Nenhum comentário:

Postar um comentário