domingo, 2 de julho de 2017

2 de julho – Dia da mão alienígena

      Algumas doenças são tão bizarras que nem parecem ser de verdade. É o caso da SMA, a Síndrome da Mão Alienígena. Um distúrbio neurológico raro em que uma das mãos da pessoa passa a funcionar involuntariamente, como se tivesse vida própria ou pertencesse a outra pessoa. Os sintomas incluem agarrar e apertar, tocar o rosto ou rasgar a roupa involuntariamente. Casos mais extremos envolvem encher a boca com comida, impedir que a outra mão faça tarefas simples e cutucar ou estrangular a si mesmo.
     A mão afetada passa a pegar objetos e tentar usá-lo sem que a pessoa tenha controle, ou abotoa e desabotoa as roupas. As pessoas com SMA geralmente desenvolvem outros distúrbios psicológicos e neurológicos, passando, por exemplo, a falar com a mão, alegar possessão demoníaca ou referir-se a ela na terceira pessoa.
     A SMA afeta o lobo frontal do cerebro, seção responsável pelas habilidades motoras, como o movimento e a fala, e pelas funções cognitivas, como planejamento e organização. Na maioria dos casos registados, a SMA apareceu como efeito colateral de cirurgia cerebral ou resultado de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, aneurisma, tumor ou uma doença chamada degeneração corticobasal. Não há tratamento para a SMA.


SAIBA MAIS

1 - Desde 1909, quando foi identificada pelo neurologista e psiquiatra alemão Dr. Kurt Goldstein , foram registrados menos de 50 casos no mundo.

2 – O filme Dr. Fantástico (Dr. Strangelove, EUA 1964), dirigido por Stanley Kubrick, a partir do livro Alerta Vermelho, trata dessa doença de uma maneira engraçada. Peter Sellers (o eterno Pantera Cor-de-Rosa) interpreta 3 papéis: o presidente dos Estados Unidos, um oficial da Força Aérea Britânica e o Dr. Fantástico, um ex-cientista nazista paraplégico que sofre com a Síndrome da Mão Alienígena. Vale a pena assistir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário