domingo, 23 de julho de 2017

23 de Julho Dia Mundial da Síndrome de Sjögren

   O Dia 23 de Julho é o dia mundial da Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva (o sistema imunológico da própria pessoa passa a atacar as glândulas exócrinas), causando olho e boca seca. A doença pode também afetar outras partes do corpo, causando problemas nos rins, pulmões, articulações, músculos, a tireoide, os rins, fígado, pulmões, a pele e até mesmo os nervos.
       A causa da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecida e não tem cura, mas pode ser controlada por medicação. Não se trata de doença grave, que vá provocar a morte da pessoa, por exemplo, mas se não for corretamente diagnosticada e tratada, a doença vai evoluindo por todo o corpo, provocando de fadiga extrema, boca, olhos e pele secos, dores musculares e nas juntas, além de danos irreversíveis que diminuem a qualidade de vida, podendo levar a incapacidade para as tarefas do quotidiano e até o exercício de uma profissão.
     Como outras doenças da área reumatológicas (Lúpus, por exemplo), esta síndrome atinge principalmente as mulheres e tem diagnóstico difícil, já que os principais sintomas são (obviamente isso varia muito de pessoa para pessoa) parecidos com outras doenças. Por isso, o mais recomendado, caso a pessoa tenha alguns dos sintomas é procurar um reumatologista. Um diagnóstico precoce pode resultar num tratamento mais eficaz e garantir uma qualidade de vida satisfatória.

SAIBA MAIS

    Esta síndrome deve o seu nome ao oftalmologista sueco Henrijk Sjögren que pela primeira vez a identificou, em 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário