terça-feira, 25 de julho de 2017

25 de julho – Dia do Médico Endoscopista - Vamos falar de doenças do aparelho digestivo

     25 de julho é o dia de um profissional indispensável no diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo: o médico Endoscopista. A data foi instituída em 2010 pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), como uma homenagem a estes profissionais e o Portal dos Médicos, como órgão de comunicação e gerador de conteúdos para a área, não poderia deixar de prestar esta homenagem. E a melhor maneira de homenagear é mostrar para a população a importância deste profissional. Para isso, vamos falar sobre doenças do aparelho digestivo.
    Há uma série de doenças onde o Endoscopista tem atuação fundamental, entre elas: no trato gastrointestinal, tratamento do esôfago, estômago e duodeno, intestino delgado, cólon, duto biliar e enteroscopia (que é a endoscopia do intestino delgado). No trato respiratório, exames de nariz, rinoscopia e broncoscopia. No trato urinário: cistoscopia. Nos exames do sistema reprodutor feminino, de útero (histeroscopia) e trompas (Faloscopia) etc.
    Vamos falar de algumas doenças mais comuns, como a Azia que causa uma sensação de queimadura com origem na parte de trás do peito e que, por vezes, sobe podendo irradiar até ao pescoço e garganta. O ardor é quase sempre provocado pelo refluxo do suco gástrico, que são os ácidos que estão no estomago e servem para digerir os alimentos. O que acontece é que o esfíncter , ou seja a válvula que está entre o esófago e o estômago, só deveria abrir para a passagem dos alimentos durante as refeições, acaba tendo um mau funcionamento e passa a abrir também  em sentido inverso.
     Outra doença onde o Endoscopista é indispensável é a Dispepsia, que é a dificuldade de digestão. Ela causa dor ou mal-estar, sensação de enfartamento e saciedade precoce (começa a comer e já sente o estomago cheio, além disso pode provocar ânsia de vômito, arrotos e azia. Segundo as pesquisas, cerca de 25% da população têm esse problema que pode ter origem numa outra doença, por exemplo, uma úlcera.

SAIBA MAIS   
  1. Endoscopia é traduzida como o ato de olhar dentro de uma pessoa, utilizando um equipamento chamado endoscópio. Os primeiros registros de atuações de "endoscopistas" remonta ao século XVI, com os cirurgiões Fabricius de Aquapendente e Ambroise Paré que utilizavam velas, tubos feitos de couro, varetas de salgueiro revestidas com intestino e até penas de cisne para examinar o interior do esôfago de pacientes.
  2. A primeira esofagoscopia moderna foi realizada professor Kussmaul de Freiburg em 1868.
  3. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) foi criada no dia 25 de julho de 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário