quarta-feira, 26 de julho de 2017

26 de julho - Sem chuvas há 40 dias, vamos falar das doenças da seca

    Este inverno tem sido tempo seco em grande parte do território brasileiro. Algumas regiões , incluindo o Paraná e interior de São Paulo, por exemplo, estão a quase 2 meses sem uma gota de chuva e quando a umidade do ar cai para menos de 30% (o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é 60%), aumenta a incidência de problemas como alergias respiratórias e viroses.
    No Paraná, segundo o Simepar (que é o órgão do governo que monitora o clima), os meses de inverno tem um volume de chuvas abaixo da médica anual e, nos anos em há atuação do fenômeno chamado El Niño, como este, a situação tende a piorar. As massas de ar frio que se deslocam pelo sul do continente normalmente ficam persistentes por mais de uma semana e trazem estabilidade atmosférica aos estados do Sul. Esta estabilidade pode ser traduzida por dias com baixos teores de umidade no ar, ausência de nuvens e geadas frequentes.
    Essa mistura de tempo seco e frio provoca a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas, deixando narinas e olhos ressecados, provocando cansaço e dor de cabeça, além de outros sintomas que indicam que faltam água e sais minerais no organismo. Além disso, surgem as doenças oportunistas, como rinite e conjuntivite alérgicas, e aumenta o risco de contrair viroses e infecções bacterianas, já que os vírus e bactérias se aderem mais facilmente a células ressecadas.
    Às vezes as pessoas até duvidam do diagnóstico do médico, quando falam em virose. É que os médicos se referem a viroses para infecções simples, sem complicação como resfriados. Apesar de que a palavra significa doença viral ou infecção provocada por um vírus que abre caminho para um gigantesco grupo de doenças, que vão de verrugas de pele e resfriado, até AIDS.
    Para simplificar, o que os médicos chamam de virose é um conjunto de sintomas, que são claramente provocados por um vírus, mas que não há identificação de qual seja. A pessoa tem febre, dores no corpo e nas juntas, dores de cabeça, vômitos e diarreia, por exemplo e nada que indique o que está causando o problema. Diagnóstico: virose. E se a pessoa está com uma virose, também há pouco o que fazem para tratar. A recomendação médica será repouso, uma alimentação adequada e alguns remédios para amenizar os sintomas, como analgésicos para dor de cabeça etc.
    No caso das alergias, provocadas pelo ressecamento da pele e mucosas (mucosa é aquela umidade natural do interior do nariz e boca) é importante cuidar do controle do ambiente. Evitar ar condicionado e ventilador, que ressecam ainda mais o ar, colocar uma vasilha com água ou usar um umidificador, principalmente no quarto das crianças, usar cremes umectantes para evitar o ressecamento da pele e tudo mais que estiver à mão e aumente a umidade no ambiente.
    Em todos os casos, a melhor solução é procurar um médico. Só um profissional vai poder dizer se o caso é simples, ou se é sintoma de algo mais grave.

SAIBA MAIS
    Veja a previsão do tempo para sua cidade e regiào neste endereço: http://www.simepar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário