sexta-feira, 28 de julho de 2017

28 de julho Dia Mundial contra a Hepatite

    As hepatites virais causam cerca de 78% dos casos de câncer de fígado, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou este dia de alerta. Hepatite, como diz a palavra é uma infecção (ite) no fígado (Hepa) e se divide em B, que pode ser facilmente prevenida por meio de vacina; C, D, A, F, G e E, causadas por vírus (citomegalovírus), cada uma causando uma doença com um grau maior ou menor de gravidades e contágio.E há ainda a Hepatite Alcoólica, causada pelo consumo excessivo de álcool e a Autoimune, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca o fígado.
     Além dos danos causados ao fígado por sua própria ação, a Hepatite pode provocar ou abrir porta para várias outras doenças do fígado. Um exemplo é a Cirrose Hepática, consequência da ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas.
Não há tratamento para a forma aguda da hepatite, mas a cura é possível, se o tratamento for feito adequadamente e o paciente colaborar. Quando o indivíduo não é devidamente tratado ou não respeita as orientações do médico, a doença pode gerar complicações e ser de mais difícil cura, podendo levar à morte.
     Os sintomas vão de dores de cabeça e mal-estar geral, a dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, com cor de coca-cola, fezes claras e pastosas, como massa de vidraceiro e emagrecimento sem causa aparente. Uma vez doente, o que os médicos fazem é tratar estes sintomas para que a pessoa possa se recuperar.
     Então o melhor e prevenir, para isso é recomendado tomar as vacinas contra hepatite A e hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais, não partilhar seringas e adotar medidas de higiene como sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer. Além disso é importante ser cauteloso ao realizar piercings ou tatuagens exigindo materiais novos ou devidamente esterilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário