quarta-feira, 5 de julho de 2017

5 de julho – Dia de falar da Raynaud (doença e fenômeno)

    Há dois tipos de Raynaud (pronuncia-se reinô): a doença e o fenômeno. 
   A doença de Raynaud (ou Raynaud primário) é hereditária, mais comum em mulheres, desencadeada pelo frio ou estresse e aparece quando os sintomas ocorrem isolados, sem causa aparente e não associados a outras enfermidades. Trata-se de uma patologia que afeta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo (mãos, pés, dedos). Essas pequenas artérias (arteríolas) que irrigam as extremidades dos dedos das mãos e dos pés, sofrem um espasmo e, em consequência, a pele torna-se pálida ou com manchas vermelhas e, posteriormente, azuis.
    O tratamento pode incluir vasodilatadores para aumentar o fluxo de sangue na pele. Os conselhos aos pacientes com a doença de Raynaud são: manter a área afetada aquecida (com luvas e meias); evitar tocar objetos frios e estar em ambientes com baixa temperatura, evitar o estresse, não usar vasoconstritores, como a nicotina (do cigarro) ou a cafeína (do café, chá etc.), descongestionantes nasais etc. Além da chateação dos sintomas, não existem graves riscos à saúde.
    Já o fenômeno de Raynaud (ou Raynaud secundário) aparece ligado a doenças reumáticas: em 80 a 90% das pessoas com diagnóstico de Esclerose Sistêmica, 40% dos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), 10% de pessoas com Artrite Reumatoide etc, e pode progredir para necrose e gangrena dos dedos. Também é mais comum em mulheres (prevalência de 3 a 12,5% dos homens e de 6 a 20% das mulheres) antes dos 30 anos de idade.

SAIBA MAIS
O médico francês Maurice Raynaud (1843-1881), descreveu essa enfermidade pela primeira vez em 1862.



Nenhum comentário:

Postar um comentário