sábado, 29 de julho de 2017

Ricardo Barros anuncia fim da fila de pacientes graves de hepatite C


    O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou ontem (28), Dia Mundial Contra Hepatite, que todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado (F3 e F4), receberão o chamado “tratamento inovador” até o final do ano, zerando a fila dessa população que era contemplada pelo protocolo atual. Os estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde. O objetivo do Ministério é que todos os diagnosticados com hepatite C sejam tratados, independente do dano no fígado.
     “Estamos trazendo uma nova ótica de compras para o SUS, seguindo a lógica de comprar mais barato e, com isso, aumentar a oferta de medicamentos para a população. Este é um investimento muito grande do Governo Federal. Não estamos apenas tratando a hepatite C. Estamos curando a doença”, explicou Barros.
     Em 2016, o Brasil registrou 42.830 casos de hepatites virais. Os dados fazem parte do novo Boletim Epidemiológico de Hepatites, que pode ser acessado no site indicadoreshepatites.aids.gov.br. Na plataforma, é possível, pela primeira vez, acompanhar dados das hepatites de cada município de Brasil, com recortes de raça, cor, sexo, idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário