sábado, 29 de julho de 2017

Salvador, na Bahia, tem dia de vacinação contra febre amarela


     A cidade de Salvador, capital da Bahia, tem hoje (29) o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Trata-se de um esforço da Secretaria Municipal da Saúde para bloquear a Febre Amarela que já causou a morte de quatro macacos e há o risco de que a doença se espalhe entre os humanos. A secretaria informa já havia imunizado 381 mil pessoas este ano e estima que outros 1,4 milhão ainda precisem se proteger contra a doença.
     A vacina é administrada em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.
    Além da vacinação, equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Capital bahiana estão em campo, capturando macacos que possam estar doentes. As amostras recolhidas são encaminhadas para exames de detecção da febre amarela. Desde o início de março, 169 macacos foram capturados mortos ou aparentemente doentes na capital. Desse total, 10 foram confirmados com infecção da febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário