sexta-feira, 11 de agosto de 2017

11 de agosto – Vamos falar sobre as doenças do coração

     O coração é o principal órgão do corpo. Trata-se de uma bomba que funciona automática e ininterruptamente, desde a concepção até o fim da vida, bombeando sangue para todos os cantos do corpo e permitindo que a “máquina” funcione. Diariamente bate cerca de 110 mil vezes e bombeia mais ou menos 5 litros de sangue que vão, literalmente, da cabeça aos pés.
     Existe várias doenças que podem afetar o coração e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 300 mil pessoas morrem todos os anos por conta delas. essas doenças vão desde as congênitas (a pessoa nasce com o problema) até as provocadas pelo modo de vida, alimentação etc. Entre muitas outras, as congênitas podem ir de alterações na válvula cardíaca, a furos ou passagens entre as câmaras direitas e esquerda do coração que provocando a mistura de sangue oxigenado com sangue não oxigenado. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) nascem em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos todos os anos no Brasil. Dessas em torno de 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução.
     Entre as doenças cardíacas, ou cardiopatias, provocadas pelo “modus vivendi” a principal é a aterosclerose, que é um acúmulo de gordura que formam placas nas paredes das veias. À medida que essas placas crescem vão dificultando a passagem do sangue para os órgãos. Quando há um bloqueio total numa destas veias e o sangue para de circular acontece o infarto. Deste modo, a definição de doença do coração ou cardiopatia é “qualquer problema que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo”.
     Portanto, se você não nasceu com nenhuma doença cardíaca, evite os como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool.

SAIBA MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário