sábado, 12 de agosto de 2017

12 de agosto - A doença de Marty Feldman


Marty Feldman e seus olhos esbugalhados, caracteristica da Doença de Graves
     Neste dia 12 o Portal do Conteúdo Médico fala sobre a Doença de Graves, também conhecida por doença de Basedow-Graves ou bócio difuso. Trata-se de uma doença autoimune, onde o próprio sistema de defesa da pessoa provoca a doença causando um mal funcionamento da glândula tireoide.
    A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na parte inferior do pescoço, que regula o metabolismo de todo o corpo. Na Doença de Graves a tireoide passa a produzir mais quantidade de hormônio do que o normal.
     A doença de Graves pode aparecer tanto em sua forma normal, quanto em formas mais específicas como a “Dermopatia de Graves”, que deixa a pele com aspecto mais grosso e avermelhado e a “Oftalmopatia de Graves”, que provoca uma alteração na órbita do olho deslocando o globo ocular para frente. Um ator mundialmente que tinha essa doença era Marty Feldman (1934-1982), que estrelou vários filmes, incluindo “O Jovem Frankenstein”. Ficou famoso por ter um grande nariz, cabelos ruivos sempre revoltos e grandes olhos esbugalhados e estrábicos, que eram exatamente um problema causada pela doença de Graves.
     A medicina ainda não determinou o que provoca essa doença e, embora o histórico familiar possa ser um fator determinante, a idade e o sexo, parecem também ter incluência. Pessoas do sexo feminino são muito mais propensas a desenvolver a doença de Graves do que pessoas do sexo masculino e ela geralmente se desenvolve em pessoas com menos de 40 anos.
    As formas de tratamento desta doença variam conforme o estágio. O mais comum é usar medicamentos que ajudam no controle dos sintomas, como o hipertireoidismo. Também pode-se recorrer a cirurgias, inclusive plástica, para corrigir os problemas estéticos, com os olhos esbugalhados, que Marty Feldman usou como diferencial em sua carreira.
SAIBA MAIS
1 - Segundo os médicos, entre 60 e 80% dos casos de hipertireoidismo são provocados pela Doença de Graves.

2 – Essa doença foi descrita pela primeira vez em 1835 por Robert Graves, na Irlanda.

3  - O ator Marty Feldman morreu de ataque cardíaco num hotel da Cidade do México, no dia 2 de dezembro de 1982, durante as filmagens de Yellowbeard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário