sexta-feira, 18 de agosto de 2017

18 de agosto – Câncer de estomago mata 14 mil paulos silvinos por ano no Brasil

    A morte do ator e humorista Paulo Silvino, redireciona o foco dos refletores para uma doença silenciosa, que mata anualmente 14 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Todos os anos são diagnosticados 21 mil novos casos, sendo o terceiro tipo de câncer na incidência entre homens e em quinto entre as mulheres.
    Também chamado de câncer gástrico, essa doença não tem sintomas específicos e geralmente cresce silenciosamente, só sendo descoberta quando é tarde demais. Os dados do Inca mostram, entretanto, que se descoberto a tempo há 98% de chances de o doente ser curado.
    A maior incidência da doença está entre homens acima dos 50 anos (65% dos casos). Então, principalmente a partir desta faixa etária, é recomendável ficar atento a sinais como azia persistente, indigestão constante, perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas, desconforto abdominal, aumento do tamanho do fígado, ínguas no pescoço e nódulos ao redor do umbigo. Entre 10 a 15% dos casos de câncer de estômago também ocorrem vômito com sangue, presença de sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com cheiro muito forte.
    O que os médicos recomendam como prevenção é comer bem, evitando os alimentos com muita gordura e os industrializados como conservas, enlatados, salgados, defumados etc; dando preferência aos alimentos frescos, principalmente frutas e vegetais. Outra recomendação importante é se evitar o excesso de bebidas alcoólicas e a automedicação. Também se exercite e, se for o caso, pare de fumar. 
    E, claro, consulte um médico regularmente e um gastroenterologista, em caso de dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário