sábado, 19 de agosto de 2017

19 de agosto – Dia Mundial Humanitário – Vamos falar sobre os Médicos Sem Fronteiras e Sergio Vieira de Mello

    Vamos aproveitar a comemoração do Dia Mundial Humanitário para falar de uma instituição que é referência no mundo no que se refere a atenção à saúde humana: os Médicos Sem Fronteiras (MSF).
        Trata-se de uma organização internacional pouco conhecida no Brasil, que oferece ajuda médica e humanitária gratuita a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental e sem fins lucrativos, na área da saúde. Voluntários do MSF atuam hoje em mais de 60 países, às vezes até colocando a própria vida em risco, para salvar outras pessoas. Voluntários do MSF atuam hoje em mais de 60 países, às vezes até colocando a própria vida em risco, para salvar outras pessoas.
    Criada em 1971 por médicos e jornalistas franceses, liderados Bernard Kouchner, MSF tem atuado de forma constante contra as principais doenças negligenciadas, como a Tuberculose, a Malária, a Doença do Sono, de Chagas e a Leishmaniose, que juntas atingem 14 milhões de pessoas a cada ano, 90% delas em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. A entidade tem 34 mil profissionais atuando em todo o mundo.
     Em nosso País a MSF chegou em 1991, para combater uma epidemia de cólera na Amazônia e desde então tem feito um trabalho de medicina preventiva com tribos indígenas. Em 2006 a entidade fincou pé em solo brasileiro, criando uma sede permanente no Rio de Janeiro, ligado ao Centro Operacional de Bruxelas (sede atual da entidade). Este escritório é mantido com recursos doados por cerca de 260 mil cidadãos brasileiros e anualmente envia 150 médicos brasileiros, de diversas especialidades, para atuar em projetos da MSF ao redor do mundo.   


SAIBA MAIS
    Se você é médico e quer participar da MSF (e não precisa ser médico, já que a entidade reuta também pessoal da área da saúde em geral, administradores, pessoas para apoio logistico, psicologos etc) procure o escritório que fica na avenida Rio Branco, 135 - 11º andar – Centro do Rio de Janeiro, fone (21) 3527-3636.



    E se quiser ser um doador tem o 0800 940 3585 que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. ou procure o site da entidade: http://www.msf.org.br


   19 de agosto - Dia Mundial Humanitário
O Dia Mundial Humanitário foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008 para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção da causa humanitária, apoiando as vítimas de conflitos armados.
     A data marca também a morte do embaixador brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era chefe de uma missão de paz da ONU no Iraque e morreu num atentado, junto com outros 21 funcionários e colaboradores da instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário