quarta-feira, 2 de agosto de 2017

2 agosto – Conheça a doença da gata



  A Toxoplasmose, popularmente conhecida como a doença do gato, é uma doença infecciosa, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que se não tratada pode matar. A doença ganhou o mundo recentemente quando a famosíssima cantora colombiana Isabel Mebarak Ripoli, também  conhecida como Shakira, revelou que tem a doença. Passou a ser "a doença da gata".
    Apesar do gatos levarem a fama (é que só eles expelem o parasita nas fezes), pode ser transmitida por porco, boi e carneiro etc, também por meio da ingestão de alimentos contaminados ou pela transmissão mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento correto.    
    E Shakira não está sozinha nesta, muito pelo contrário. Como no ser humano a doença pode ser assintomática, isto é, não causar problema nenhum, estima-se que metade da população mundial tenha ou já teve infectada, a maioria sem saber. E esse dado é baseado em informações cientificas, a partir de exames de sangue (única maneira de identificar o contágio) que mostram que a maioria da população tem anticorpos específicos contra o parasita.
    Por sorte a toxoplasmose tem cura e o seu tratamento é feito com o uso de antibióticos, que variam de acordo com o tipo e a gravidade da infecção. O problema é que a doença não provoca sintomas na maior parte das pessoas, mas pode ter consequências graves como cegueira, convulsões ou até levar à morte. Além disso pode provocar problemas sérios durante a gravidez, como aborto e malformações na criança.
    A melhor forma de evitar a contaminação é cozinhar bem os alimentos, sobretudo as carnes; ferver ou filtrar a água antes de ser ingerida; tratar adequadamente os gatos (devem comer alimentos secos, enlatados e fervidos), proteger os locais de recreação infantil contra o acesso desses animais; lavar as mãos antes das refeições e evitar que as crianças brinquem na areia/terra em parquinhos etc, onde animais infectados podem ter feito suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário