domingo, 20 de agosto de 2017

20 DE AGOSTO – O assunto é Síndrome do Piriforme


Dra. Margarida, madrinha do projeto Portal dos Médicos
    Por sugestão da madrinha do projeto Portal dos Médicos, Dra. Margarida de Fatima Fernandes Carvalho, hoje vamos falar sobre a Síndrome do Piriforme. Uma doença muito dolorosa, causada pela compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme. O piriforme é um músculo fino, que tem um formato parecido com uma pera, começa no osso sacro, na altura da bacia, se divide em três feixes em sentido horizontal e oblíquo, passa por abaixo dos pequenos músculos da bunda (glúteo, músculos gêmeos e obturador interno) e faz a ligação com o fêmur.
    Há dois tipos de síndrome do piriforme: a primária e a secundária. A primária é causada por um “defeito” anatômico: em cerca de 10% da população o piriforme passa por cima do ciático. Já a secundária pode ser provocada por trauma direto nos glúteos (um tombo ou uma pancada muito forte, por exemplo), por um movimento violento (num exercício exagerado) ou por má postura (ficar muito tempo sentado). Aparece com mais frequência a partir dos 40 anos e é mais comum em mulheres do que em homens.
    Segundo os médicos, até 36% dos pacientes que reclamam de dor lombar têm a Síndrome do Piriforme, por isso é muito importante uma avaliação clínica completa, envolvendo inclusive a opinião de ginecologista, urologista, neurologista etc. Uma vez identificada corretamente a Síndrome, o tratamento é pode ser feito com medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia para auxiliar no processo de recuperação e em alguns casos, cirurgia.
     Não há uma profissão que predisponha a ter este problema, mas a síndrome é muito comum entre ciclistas, triatletas e corredores, porque a postura na bicicleta e alguns tipos de corrida pressionam o piriforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário