quinta-feira, 24 de agosto de 2017

24 de agosto – A cirrose mata mais de 300 mil pessoas por ano

      A cirrose não é uma doença, mas uma sequência de cicatrizações do fígado, que acontecem ao longo de anos. E se não é uma doença, obviamente não tem cura. A única maneira de se livrar de uma cirrose é fazendo o transplante. O fígado é um filtro e cada vez que sofre alguma agressão (em 90% dos casos pelo consumo exagerado de álcool os outros 10% por doenças como as hepatites B e C), uma cicatriz se forma. O problema é que o fígado é um dos poucos órgãos humanos que tem a capacidade de se regenerar; e quando ele começa a se regenerar, onde estão as cicatrizes, formam-se nódulos que vão alterando sua estrutura, perdendo a capacidade de filtragem.
     Para complicar a cirrose é assintomática. Isto é, não dói, nem dá para sentir nada. Os sintomas só vão aparecer quando 80% das células do fígado já estão danificadas. A partir daí começasse a observar aumento do tamanho do fígado, náuseas, vômitos, olhos e pele amarelados, urina escura, coceira, perda de cabelo, inchaço nas pernas e confusão mental. O sangue deixa de ser filtrado corretamente e isso leva ao acúmulo de resíduos e toxinas no corpo que acabam provocando um “envenenando” do corpo.
     Os tratamentos existentes visam mais evitar o avanço do problema, que provocar ações curativas. Por exemplo, uma mudança na dieta da pessoa com cirrose é fundamental. Deve-se evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha, o consumo de álcool passa a ser completamente proibido.
     E sem fizer o tratamento de forma correta, incluindo uma mudança no estilo de vida a cirrose do fígado vai levar a um estágio chamado descompensação, em que o órgão não é mais capaz de desempenhar suas funções. Com isso surgem as complicações como aumento das infecções por bactérias, câncer do fígado e a morte.

SAIBA MAIS

1 - O fígado é a maior glândula do corpo e fica no lado direito do corpo, atrás das costelas. Tem uma cor vermelho-escuro, tendendo ao marrom e pesa cerca de 1.500g. Suas principais funções são metabolizar glicose e proteínas (da carne, por exemplo), armazenar vitamina e ferro; metabolizar os remédios, formar a bile que ajuda no processo de digestão e promover a coagulação do sangue.

2
– O Relatório Regional sobre Álcool e Saúde nas Américas, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), informa que a cirrose alcoólica causa mais de 300 mil mortes anuais de homens e mulheres.

3
- Nascido em 24 de agosto de 1944, o poeta e escritor curitibano Paulo Leminski morreu em 7 de junho de 1989, aos 44 anos, em consequência do agravamento de uma cirrose hepática que o acompanhou por vários anos. Faria 73 anos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário