sexta-feira, 25 de agosto de 2017

25 agosto – Você está gordo ou obeso?

    Você está gordo ou obeso? Saber essa diferença é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muito simples. Basta calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea). Se estiver acima de 30, bingo! Você está obeso. E aí é preciso muita atenção e cuidado porque a obesidade representa grandes riscos para a saúde.
    Como se calcula o IMC? Também, é fácil. Basta dividir seu peso pela altura ao quadrado. O número resultante é o IMC (lá embaixo coloquei 3 links do Ministério da Saúde que vão te ajudar neste cálculo e também com mais informações sobre a doença da obesidade). O peso considerado “normal” pela OMS é quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. De 25 a 29,9 você tá gordo, precisa se preocupar, mas uma dietinha resolve.
    A partir do IMC 30, a pessoa tá doente e aí, há uma outra escala que vai medindo o grau de obesidade e de gravidade do problema:  classe 1, IMC 30 a 34,9 kg/m2 é obesidade leve; classe 2, IMC 35 a 39,9 kg/m2 é moderada; e classe 3, IMC ≥ 40 kg/m2, é a chamada obesidade mórbida. Essa classificação vai dizer ao seu endocrinologista se tratamento deve ser clínico ou cirúrgico.
    A questão é que a obesidade é uma doença complexa, que não se resume a ela mesma, e por isso, é muito complicada de ser tratada. Essa doença quase sempre vem acompanhada de uma série de outras, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. Sem contar os fatores psicológicos, que levam à diminuição da autoestima e à depressão.
    Pessoas obesas geralmente saem menos de casa (até pela dificuldade de locomoção) e com isso os relacionamentos de amizade e até os romances ficam mais difíceis, afetando a autoestima. Além disso a obesidade pode interferir no relacionamento sexual, já que nos homens ela reduz a produção da testosterona (que diminui o tesão e causa dificuldades de ereção) e nas mulheres diminui os hormônios causando aumento de pelos, irregularidade menstrual e infertilidade.
    O melhor caminho para se evitar tudo isso ainda é a prevenção, que começa com a conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar são os principais vilões que levam à obesidade em todas as faixas etárias, inclusive crianças.



SAIBA MAIS
http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-perder-peso/calculo-imc

http://saudebrasilportal.com.br/ 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_doenca_cronica_obesidade_cab38.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário