domingo, 6 de agosto de 2017

6 agosto – Domingo é dia de cinema ou de dormir? Que tal os dois: conheça a “Encefalite letárgica

     
A Encefalite letárgica, também conhecida como “Doença europeia do sono” ou “Doença de von Economo” provoca uma sonolência incontrolável, além de tremores que se assemelham ao mal de Parkinson. Essa doença foi retratada no filme “Tempo de Despertar”, de 1969, com Robin Williams Robert De Niro.
     Esse estranho mal causou uma epidemia que se espalhou pelo mundo, entre 1915 e 1926, afetando principalmente habitantes da Europa e América do Norte. Cerca de 1 milhão de pessoas ficaram doentes e metade morreu. Da mesma maneira como surgiu, a doença desapareceu, e desde então, foram registrados apenas alguns casos isolados. Até hoje não se sabe como começou ou terminou a epidemia. Uma pesquisa em 2004 levantou a hipótese de que se tratasse de uma doença autoimune. Isto é: uma reação exagerada do sistema imunológico.
     A Encefalite normal é uma inflamação do cérebro desencadeada geralmente por um vírus, que causa febre não muito alta, dor de cabeça, fraqueza e perda de apetite. Já a Letárgica causa febre alta, dor de cabeça, inflamação de garganta, visão dupla, movimentos anormais do globo ocular, catatonia (a pessoa fica como se tivesse morta), perda da fala, atrofia muscular e até mesmo surtos de psicose. E há ainda uma última curiosidade sobre essa doença que faz a pessoa dormir: o melhor medicamento para tratá-la é um remédio usado para fazer a pessoa dormir.

SAIBA MAIS
     Essa forma de Encefalite foi primeiramente descrita pelo neurologista Constantin von Economo em 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário