sexta-feira, 1 de setembro de 2017

1º de setembro - Dia do Educador Físico e do Endocrinologista

    Dois profissionais de saúde da maior importância no combate à obesidade são homenageados neste dia 1º de setembro: o Educador Físico e o Endocrinologista. Somando-se ao Nutricionista, cujo dia foi ontem, está formado o trio que tem a responsabilidade de ajudar na luta contra um dos males do século XXI: a obesidade.
    Indicadores do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. A estimativa é de que 60% da população brasileira, ou seja, algo em torno de 120 milhões de pessoas, precisam urgentemente de um, dois ou dos três profissionais para ajudar a se livrar da gordura.
    Regulamentada pela Lei Federal nº 9.696/98, (que também criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física) a Educação Física engloba profissionais cada vez mais necessários nesta luta, como o professor de Educação Física, o Técnico Desportivo, o Treinador Esportivo, o Preparador Físico, o Personal Trainner, o Técnico de Esportes; o Treinador de Esportes; o Preparador Físico-corporal; o professor de Educação Corporal; o Orientador de Exercícios Corporais; o Monitor de Atividades Corporais; e o Motricista e Cinesiólogo.
    São estes profissionais que podem orientar e ajudar as pessoas na forma correta da prática de exercícios físicos, visando o fortalecimentos de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade. E também na ajuda a perda das gorduras do corpo, redução do colesterol, melhora do diabetes, e ainda na prevenção de inúmeras doenças, como o infarto, na regulação das substâncias do sistema nervoso, na diminuição do estresse, na melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, na recuperação de depressão e autoestima, derrame cerebral e problemas cardíacos. Podem ainda ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras (no caso das crianças).
ENDOCRINO
    Na mesma linha, mas atuando mais nos problemas físicos que dificultam a perda de peso, por exemplo está o Endocrinologista. Dia Nacional do Endocrinologista que ainda não foi oficializado (o projeto de Lei 7.836, continua em tramitação no Congresso) marca também o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
    O campo de atuação deste profissional é extremamente vasto, já que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e cada alteração hormonal pode provocar as mais variadas doenças como Diabetes, Doenças da Tireóide, Obesidade, Transtornos do Colesterol (Dislipidemias), Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP), Transtornos do Crescimento e da Puberdade, Acromegalia (Síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento - GH e IGF-I)  Síndrome de Cushing, Feocromocitomas, além das doenças da hipófise (hipopituitarismo, prolactinoma etc.), das supra-renais (insuficiência adrenal) e das paratireóides (hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo). E como se não bastasse, os endocrinologistas também são preparados para avaliar e tratar: menopausa; osteoporose; hipertensão; infertilidade, e tumores das glândulas, dentre outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário