terça-feira, 12 de setembro de 2017

12 de setembro - Dia Mundial da Saúde Oral


     O Dia Mundial da Saúde Oral, foi criado pela World Dental Federation (WDF) visando alertar para a importância de se manter a boa saúde bucal. Para a entidade, isso não significa apenas ter dentes bonitos. Toda a boca necessita de cuidados específicos para manter a chamada saúde oral, incluindo os dentes, as gengivas, os ossos da face etc.
    Os odontologistas lembram que a saúde da boca afeta todo o corpo. Por exemplo, doenças autoimunes como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o eritema multiforme podem começar como aftas que doem e incomodam, para depois apresentar outras lesões. Da mesma forma, doenças como a Sífilis aparece primeiro na boca, como um pequeno tumor. A Leucemia que é um tipo de câncer do sangue também dá seus primeiros sinais na boca, com lesões que não saram, aumento e sangramento da gengiva.
    Consultas periódicas ao dentista, além de garantir dentes saudáveis, são fundamentais para que se tenha um corpo saudável. O profissional de odontologia, além dos dentes, observa outros sinais, que pode indicar manifestações que vão desde doenças graves como as citadas anteriormente até doenças que podem estar sendo provocadas pela própria boca. Um exemplo é a Pericardite. Trata-se de uma inflamação da capa que envolve o coração, causada por bactérias, vírus ou fungos que começam como uma gengivite ou um canal não tratado. As bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea e se alojar em tecidos cardíacos, causando a infecção.
    Além de prevenir as doenças, a saúde da boca afeta a aparência da pessoa, a sensação de bem-estar, a autoestima, e pode até comprometer a capacidade da pessoa se alimentar de maneira adequada. Sem contar que quase não existe nada pior que uma dor de dentes.

SAIBA MAIS1 - O Dia Mundial da Saúde Oral marca o aniversário do nascimento do odontologista francês, Charles Eduoard Godon, fundador da WDF.
2 – A escovação dos dentes não deve ser tão rápida nem tão longa. O tempo de duração recomendado é de dois minutos. Durante a escovação, deve-se fazer movimentos suaves e curtos, tendo-se o cuidado de escovar bem a região em que os dentes se encontram com a gengiva, os dentes que ficam mais atrás e com restaurações.
3 - Dicas para se ter dentes saudáveis: escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando um creme dental que contenha flúor. A escovação é obrigatória ao acordar e antes de dormir. Usar também o fio dental pelo menos uma vez ao dia; mantenha um estilo de vida saudável. não fume e evite bebidas alcoólicas; e vá ao dentista pelo menos uma ou duas vezes ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário