sexta-feira, 15 de setembro de 2017

15 de setembro - Dia Mundial da Conscientização sobre o Linfoma

    Linfoma é um tipo de tumor maligno (câncer) que afeta a rede complexa de tubos (vasos linfáticos), nódulos (ou linfonodos) e outros órgãos, chamada de sistema linfático. Esse sistema é responsável pelo transporte de glóbulos brancos (linfócitos), entre outras substancias, através dos vasos linfáticos, para todas as partes do corpo. A doença se desenvolve nos linfonodos, encontrados em várias partes do corpo, principalmente na axila, no pescoço e na virilha.
    De acordo com dados da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o termo Linfoma se refere ao câncer que surge nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, fígado, baço e medula óssea.  O problema se inicia quando um linfócito se transforma de uma célula normal, em uma célula maligna. Essas células doentes podem se disseminar e provocar a formação de tumores em diversas partes do corpo.
    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial da Conscientização sobre o Linfoma foi criado visando alertar a população mundial sobre os sintomas, para que procurem orientação médica ainda no estágio inicial da doença. O diagnóstico precoce de um Linfoma aumenta a chance de cura em até 90%.
    Na maioria dos casos, o linfoma não tem causa conhecida. Pode começar a partir de mudanças nos genes de linfócitos. Essa alteração nos genes poderia interferir na divisão ou morte celular. Alguns linfomas estão relacionados a infecções crônicas, que podem predispor à mutação das células linfáticas, outros podem ocorrer devido a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos. O surgimento do linfoma também pode estar relacionado a alguns tipos de infecções virais ou bacterianas, que afetam o sistema imunológico, mas como os demais tipos de câncer, o linfoma não é contagioso. 
    Pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum no adulto jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos. A incidência de novos casos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes pode ser curada com quimioterapia, complementada, em alguns casos, com a radioterapia. A quimioterapia é mais eficaz no linfoma do que nos demais tumores sólidos, como câncer de pulmão e de intestino. 
     O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos (ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos e vem seguidos de emagrecimento rápido, febre diária – principalmente à tarde e à noite, coceira e sudorese noturna, falta de ar e tosse.
    
SAIBA MAIS  
1 - O ator Edson Celulari foi diagnosticado com linfoma não-hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema de defesa do organismo, mas venceu a batalha contra a doença. “Muito a agradecer! Saio fortalecido pela vitória, pelo aprendizado, por acreditar que todos nós podemos nos superar. E a maturidade me diz que eu não consegui isso sozinho. Obrigado!”, escreveu o ator em seu perfil na rede social Instagram, depois da cura.
2 - A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de novos casos: 2.470, sendo 1.460 homens e 1.010 mulheres (2016 - INCA) e número de mortes: 536, sendo 291 homens e 245 mulheres (2013 - SIM)

Em qualquer suspeita ou dúvida, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário