quarta-feira, 13 de setembro de 2017

150 médicos do Paraná estão no congresso brasileiro de reumatologia

   Cerca de 150 médicos do Paraná estão em Florianópolis, capital de Santa Catarina, de hoje até sábado, participando do 34º Congresso Brasileiro de Reumatologia. O evento começou agora de manhã com 11 cursos com médicos de renome internacional como Josef Smolen (Áustria), Joel Kremer (Estados Unidos), John Stone (Estados Unidos), Michael R. McClung (Estados Unidos), Murray Urowitz (Canadá) e Yehuda Shoenfeld (Israel).
    Ao todo, mais de 2 mil reumatologistas estão participando do encontro, compartilhando experiências e avanços nos tratamentos de aproximadamente 120 doenças que afetam, principalmente, as articulações, os sistemas respiratório e gastrointestinal, pele, entre outras partes do corpo.
     A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) montou um estande no Congresso e o presidente da entidade, Marco Rocha Loures fará uma palestra no sábado sobre ‘Osteoporose induzida por corticosteroides’. “Nosso objetivo é que cada colega que estará participando deste congresso tenha a oportunidade de crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento, trazendo para o Paraná uma maior experiência e melhorando ainda mais o atendimento que prestam” explicou Loures.
     Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 15 milhões de brasileiros têm algum tipo de doença reumatológica e, entre elas, as mais comuns são artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose e fibromialgia. Estas doenças não têm cura, mas o tratamento, quando acompanhado por especialistas, tende a diminuir a gravidade e o impacto na qualidade de vida dos pacientes.
    Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), que promove o Congresso, a artrite reumatoide, doença que provoca inflamação nas juntas, atinge 1% da população brasileira. A osteoporose acomete 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo e a fibromialgia atinge 3% da população. As doenças reumatológicas geram impacto na saúde pública nacional porque podem provocar o afastamento temporário do trabalho e também a aposentadoria precoce por invalidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário