domingo, 17 de setembro de 2017

17 de setembro – Conheça o câncer de pâncreas que matou Marcelo Resende

   Marcelo Resende e Steve Jobs têm uma coisa em comum: morreram por causa de um câncer de pâncreas. Esse tipo de câncer é considerado pelos oncologistas como o mais mortal, com uma taxa de sobrevida de 5 anos. Isso significa que a pessoa com câncer de pâncreas vai viver, no máximo esse tempo. Mas é uma taxa otimista, muito otimista. Na verdade este câncer mata 75% dos portadores no primeiro ano após a descoberta e 94% nos primeiros 5 anos. Só 4% vivem muito mais tempo do que 5 anos e 2% são curados.
    Para complicar, este tipo de câncer geralmente é descoberto já em estágio avançado, por ser quase assintomático nos estágios iniciais. E mesmo em estágio avançado, apresenta sintomas que são comumente confundidos com outras doenças como dor na barriga ou nas costas, perda de peso e falta de apetite, problemas digestivos, diabetes urina, coceira na pele, fraqueza, diarréia e tontura, entre outros.
    O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade e as chances aumentam após os 50 anos, com maior incidência principalmente entre os homens, na faixa entre 65 e 80 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos. No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes por câncer. Por ano, nos Estados Unidos, cerca de 26 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. A taxa de mortalidade por câncer de pâncreas é alta, pois é uma doença de difícil diagnóstico e extremamente agressiva.
    Outro detalhe a ser observado é que o câncer de pâncreas aumenta principalmente devido ao uso de derivados do tabaco. Os fumantes possuem três vezes mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes. Também há risco maior para pessoas que consomem carne em excesso, gordura e bebidas alcoólicas, além de profissionais que ficam expostos por longo tempo a compostos químicos, como solventes e petróleo.

SAIBA MAIS
    O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte de cima do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina - hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue. É dividido em três partes: a cabeça (lado direito); o corpo (seção central) e a cauda (lado esquerdo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário