sábado, 23 de setembro de 2017

24 Setembro: Dia da Conscientização da Hipercolesterolemia Familiar

      O dia 24 de setembro, é a data que a FH Foundation, dos Estados Unidos, escolheu como o dia da conscientização da hipercolesterolemia familiar, visando aumentar a conscientização desta doença entre o público geral. A Hipercolesterolemia Familiar, ou HF, é uma doença genética, onde o indivíduo tem colesterol elevado desde o nascimento, motivado por fatores genéticos e hereditários. Com isso, tendem a desenvolver aterosclerose ainda jovens, o que pode levar a risco muito aumentado para doenças cardíacas e arteriais como infarto ou AVC.
    A pessoa com FH tem um defeito nos genes, o que impede a remoção do colesterol do sangue, com o consequente aumento dos seus níveis. A doença pode ser transmitida por um, ou por ambos ao pais (forma homozigótica) e essa é a forma mais grave da doença. As pessoas com a forma homozigótica costumam apresentar colesterol acima de 600 mg/dl e sofrem doenças cardíacas ou coronarianas já na primeira década da vida.
    Uma pessoa com hipercolesterolemia familiar tem 50% de probabilidade de transmitir o defeito aos seus descendentes e metade dos filhos de um indivíduo com a doença tem a probabilidade de ter FH. Por isso, é muito importante que os familiares de alguém diagnosticado com essa doença verifiquem e controlem o colesterol. As estimativas são de que 50% dos homens afetados desenvolverão alguma obstrução significativa na circulação antes dos 50 anos de idade e, entre as mulheres portadoras, o risco é de 12% até 50 anos e de 74% de apresentar doença antes dos 70 anos.
    As pessoas sob suspeita de poderem ter FH devem dosar seus níveis de colesterol no sangue a partir dos 10 anos de idade. Se houver familiares próximos com diagnóstico conhecido desta doença ou infarto do miocárdio precoce, a dosagem deve ser feita a partir dos 2 anos de idade. A presença de níveis elevados de colesterol numa criança e/ou a existência de doença coronária prematura em qualquer membro de uma família são indicativos de hipercolesterolemia familiar e devem ser investigados. Outro indicativo é quanto ao LDL-colesterol (o "colesterol ruim”), pessoas com mais de 190 mg/dl, provavelmente são portadoras de FH.
    Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tomadas as medidas preventivas, menor será a chance e mais lenta será a evolução da arteriosclerose e de suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário