terça-feira, 26 de setembro de 2017

27 de setembro - Como se proteger contra picada de insetos

     Depois de um inverno quente e seco (pelo menos no interior do Paraná), entramos na primavera com as temperaturas beirando os 40 graus e promessa de chuvas. Essa mistura de umidade e valor faz proliferar todo tipo de insetos. Por isso o Portal do Conteúdo Médico traz hoje dicas de como se proteger contra as picadas.
A primeira medida é evitar que os insetos se proliferem.
   Não deixe água parada. Muitas espécies de mosquito depositam seus ovos na água parada, sendo que algumas até mesmo se adaptaram para fazê-lo na água salgada. O que torna não apenas lagos, pântanos e riachos um paraíso para eles, mas qualquer tampinha de garrafa com água pode se transformar numa piscina, principalmente durante os meses mais quentes do ano.
     Coloque uma tela nas janelas de casa para evitar que os mosquitos entrem. Tente não ficar ao ar livre por períodos prolongados de tempo. Feche portas e janelas para evitar a entrada de mosquitos.
     Também evite ficar quente demais, principalmente em climas quentes e úmidos. Os mosquitos são atraídos pelo ácido lático na pele suada, portanto, resfriar-se é um modo de evitar as picadas. Os tecidos escuros absorvem melhor o calor do que os claros, portanto, evite-os. Evite também os exercícios em excesso quando possível, pois eles irradiam calor e aumentam a respiração. O dióxido de carbono liberado pela expiração atrai mosquitos.
     Use repelente. Os repelentes devem ser aplicados no corpo, especialmente quando há epidemias de dengue, zika e chikungunya, porque eles previnem a picada do mosquito Aedes Aegypti que transmite estas doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica 3 tipos de repelentes como eficazes contra o Aedes: o DEET, o IR3535 e Icaridina. Todos estes estão liberados pela Anvisa e são vendidos no Brasil. Vejam, portanto, se um destes nomes está na embalagem do produto que você vai comprar. No entanto, há que se ficar atento ao seguinte: IR 3535: é um repelente de baixa toxicidade, que pode ser utilizado em crianças com mais de 6 meses, idosos e gestantes. No entanto, deve ser reaplicado a cada 2 horas.
– DEET: NÃO é recomendado para crianças com menos de 2 anos de idade. Para crianças de 2 a 12 anos a concentração máxima deve ser de 10%. Dura 2 horas e pode ser reaplicado no máximo 3 vezes ao dia. Liberado para gestantes e idosos. O ICARIDINA: pode ser utilizado para crianças  de 6 meses a 2 anos de idade, na concentração de 20%. A partir de 2 anos a concentração deve ser de 25%. Dura em média 10 horas e pode ser reaplicado quando precisar. Além disso, pode ser utilizado junto com protetor solar. e é liberado para gestantes e idosos.
     Uma outra solução é aplicar vaselina mentolada nos calcanhares, nos ombros e nos pulsos. Se você preferir uma solução natural, o que é sempre recomendável, procure uma planta chamada citronela, quebre um galho e use o cheiro pode afastar os mosquitos. Os repelentes caseiros são ótimas opções para se proteger contra os mosquitos porque possuem aromas que são desagradáveis para estes e não contém substâncias tóxicas que possam prejudicar o organismo, sendo ótimas opções para adultos, crianças e gestantes.
     Além da citronela, outro excelente repelente caseiro para o mosquito da dengue, que pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo as mulheres grávidas é o de cravo-da-índia, muito utilizado por pescadores, porque o cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas.


SAIBA MAIS Os mosquitos são mais ativos no amanhecer e no anoitecer; previna-se mais nesses períodos.

E, se você foi picado, a solução é passar pomadas e evite coçar, para não causar feridas no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário