domingo, 3 de setembro de 2017

3 de setembro - Dia de Conscientização dos Jovens Contra o Uso do Álcool no Trânsito

     O trânsito no Brasil é um dos mais violentos do mundo. O quinto, entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas. Significa dizer que num ano, só no Brasil, morreram quase duas vezes mais pessoas que na primeira guerra mundial (cerca de 20 mil mortes).
     Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média de mortes é de 23,4 para cada 100 mil habitantes, o que coloca o país, no quarto lugar entre os países americanos, atrás apenas de Belize, República Dominicana e Venezuela – a campeã, com 45,1 mortes por 100 mil habitantes. E, dentre as causas de acidentes no trânsito, a principal é o consumo abusivo de bebida alcóolica antes de dirigir.
     Estes dados da OMS corroboram a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) sobre o consumo de álcool pela população brasileira. Baseado em informações de 2013, a PNS mostra que 24% da população brasileira consome bebida alcóolica uma vez ou mais por semana; 18,7 anos é a idade média do consumo do brasileiro, sendo que para homens é 17,9 anos e para as mulheres 20,6 anos; 13,7% da população admite o consumo abusivo de álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa, sendo 21,6% dos homens e 6,6% das mulheres; 5,9% dos brasileiros, com 18 anos ou mais admitiram ingerir abusivamente bebidas alcóolicas em 4 dias ou mais nos últimos 30 dias anteriores à PNS; 24,3% admitiram dirigir logo após consumir bebida alcóolica.
    A irresponsabilidade, aliada à glamorização do consumo de álcool, principalmente entre os jovens, vem causando uma das maiores tragédias humanas. Quem dirige após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta. Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos, fazendo com que a pessoa perca as condições para dirigir. Uma vez que o álcool é ingerido, ele ficará presente no sangue, o que significa que utilizar de recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados ou tomar um café pode até diminuir a sensação de embriaguez, mas não retira o álcool do sangue e não restabelece os reflexos normais da pessoa.
     Mas a tragédia do álcool se estende muito além da carnificina do trânsito. O Brasil tem cerca de 10 milhões de alcoólatras e dos mais 206 milhões de brasileiros, a maciça maioria bebe, acha bacana quem bebe e incentiva o alcoolismo, inclusive entre crianças. Dados da OMS de 2006, mostravam que cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. E 10 anos depois, em 2016, a taxa chegou a 8,9. O resultado? Segundo a OMS 3,3 milhões brasileiro morrem todos os anos pelas consequências da bebida, o que representa 5,9% de todas as mortes no mundo. No grupo das pessoas entre 20 e 39 anos, 25% das mortes têm uma relação direta com o álcool.

SAIBA MAIS
1 – O Dia de Conscientização dos Jovens Contra o Uso do Álcool no Trânsito, é “comemorado” no Rio de Janeiro (leis Nº 4.754/2008 e Nº 5.146/2010) para marcar a data de um acidente próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas, quando um motorista embriagado que saia de uma festa matou 5 jovens.
2 - O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou, em 2015, 42.500 indenizações por morte no país e 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário