quinta-feira, 7 de setembro de 2017

7 de setembro - Dia Mundial de Conscientização da Fibrose Pulmonar

    A Fibrose Pulmonar (FP) é uma doença respiratória crônica e progressiva caracterizada pela formação de cicatrizes que engrossam e endurecem as paredes dos pulmões, prejudicando a elasticidade e respiração. É mais comum depois dos 55 anos, um pouco mais frequente em homens e frequentemente causado por exposição prolongada a gases tóxicos, fumaça, ou poeiras inorgânicas, como a sílica ou asbesto, no ambiente de trabalho.
     Mas também pode ter outras causas, como por infecções, doenças genéticas ou por doença autoimune. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento de FP, entre eles está o tabagismo, a pneumonite de hipersensibilidade (causada por bactéria, fungos ou produtos animais), processos inflamatórios crônicos como sarcoidose e granulomatose de Wegener, medicamentos, como a amiodarona (para tratamento de arritmias), nitrofurantoína (que curainfeções urinárias), fenitoína (anticonvulsivo), antidepressivos e os medicamentos usados em quimioterapia.
      Essa doença também pode ser provocada por tratamentos com radioterapia torácica, usada em casos de câncer, doenças autoimunes como a esclerodermia, artrite reumatoide, lúpus e dermatomiosite, infeções virais e bacterianas como pneumonia e tuberculose, refluxo gastroesofágico ou até mesmo por um defeito genético, que é mais raro (menos de 5% dos casos).
     Os sintomas da FP vão depender da fase da doença em que a doença se encontra, mas em linhas gerais provoca falta de ar, tosse seca e persistente, fadiga e fraqueza, desconforto no peito, perda de apetite e perda de peso, deformação da ponta dos dedos por falta de oxigenação, além de ruídos pulmonares característicos, como um chiado constante ao respirar.
     Como é provocada por cicatrizes no pulmão, essa doença não tem cura. A solução definitiva é um transplante. Como paliativo, o que se pode fazer é um tratamento para evitar o agravamento, diminuir sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário