sexta-feira, 22 de setembro de 2017

João Bombeirinho – símbolo de luta contra a Leucemia

        Para marcar o Dia Internacional da Leucemia, o Portal do Conteúdo Médico foi à casa do João Daniel de Barros, o João Bombeirinho, um garoto maringaense de 11 anos, que se tornou símbolo do combate à leucemia, doença que ele enfrentou durante cinco anos. Casa, aliás, presente do apresentador da TV Record, Gugu Liberato, e entregue com toda pompa em seu programa, no quadro “Sonhar Mais um Sonho”.
    Na época a família morava de aluguel e devido às despesas com a doença, enfrentava dificuldades. Gugu gostou da história do menino e transformou ele no símbolo nacional da campanha de doação de medula óssea. Além de ganhar a casa e vários outros presentes do programa, a campanha permitiu que João Bombeirinho encontrasse um doador compatível. Em 24 de outubro de 2012, ele passou pelo transplante de medula óssea e foi considerado curado.
    A dramática história do menino que sonhava em ser bombeiro começou quando tinha pouco mais de um ano de idade. A mãe, Ana, conta que percebeu que o garoto começou a ter uma febre que não diminuía apesar de tomar remédios. “Depois notei um caroço em seu pescoço. Minha mãe achou que era caxumba, doença bem comum De lá fomos encaminhados para Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e lá confirmaram que ele estava com Leucemia e foi aí que começou nossa luta", conta Ana
    “Foi um período bastante difícil, voltei a morar com meus pais e tive de deixar o emprego para cuidar do João. Dois anos depois, mesmo fazendo todo o tratamento, o Mielograma feito acusou células cancerosas, o que significava que agora, nossa unica solução seria um transplante de medula óssea. E aí começou nossa busca por um doador de medula compatível. Dentro da família não foi encontrado nenhum compatível
     João sempre sonhou em ser bombeiro, nessa época ele frequentava a escolinha ainda, e foi aí que recebeu uma grande surpresa: a escola promoveu um encontro com os bombeiros da cidade, que foram visitá-lo e convidaram pra passar um dia inteiro no quartel. Ele ficou super feliz, recebeu uniforme e tudo, e foi adotado como mascote do corpo de bombeiros e foi assim que ele passou a ser conhecido como o "Bombeirinho de Maringá".
    Hoje com 11 anos, João é um garoto normal e saudável, que estuda de manhã e faz uma série de atividades a tarde. Mora na “casa de novela” presente do Gugu, nos dos bairros de Maringá. A batalha contra a Leucemia deve ser encerrada oficialmente no próximo dia 24 de outubro, quando completam 5 anos do transplante e os médicos poderão dizer se João está mesmo 100% curado.
     “Mas a nossa luta não termina. Minha vida é focada em encontrar quem me ajudará a dar continuidade nesse sonho. Não trabalho fora, dedico meu tempo todo a ele, e assim seguimos. Conheci muitos amigos nesse caminho pela vida, e essa luta se tornou uma grande Corrente do Bem. Contamos com tantos quanto puderem ajudar, seja doador de medula óssea, doe vida a quem precisa”, encerra a mãe que criou até uma Organização Nào Governamental (ONG) para ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário