quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dicas de como parar de fumar...

     Qualquer vício é muito difícil de ser superado. Se você não consegue parar de fumar sozinho, a primeira dica do Conteúdo Médico é procurar ajuda médica. Mas o mais importante é que você decida parar e procure todos os meios para conseguir seu objetivo. Algumas pessoas conseguem parar sozinha, apenas com força de vontade (e bota força de vontade nisso!).
      Se você tem opinião e está decidido, a técnica utilizada pelos alcoólicos anônimos pode ser útil: primeiro se conscientizar de que você é um viciado (e jamais vai se livrar desse vício). Segundo, evitar o primeiro cigarro. Assim, você vai evitando: levanta de manhã e, ao invés de acender um cigarro, adia pra daqui a pouco. E vá adiando, adiando, eternamente...
     Outra dica importante é envolver a família. O processo é mais fácil quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas característicos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.
Outras dicas:
1 – Defina quando deixar de fumar - É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar. Por exemplo, no dia 1 Maio pode-se planejar e visualizar a vida nova sem fumar e determinar o último dia possível para parar de fumar, como dia 30 Maio, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço, por exemplo torna-se mais motivador e mais fácil de iniciar.

2 – Acabe com tudo que lembre o cigarro - Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos.

3 - Evite até o cheiro - Uma outra dica importante é evitar o cheiro do cigarro e, por isso, deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro. Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

4 – Coma quando tiver vontade de fumar - Quando se deixa de fumar, deve-se manter à mão uma bala sem açúcar, um copo de água ou chá, pedaços de gengibre ou suco de goiaba, para mascar ou beber sempre que der muita vontade de fumar, ajudando também a diminuir a sensação de fome. Veja como fazer em: Suco de goiaba para parar de fumar. Além disso, nestes momentos é importante evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, pois o risco de engordar é maior, sendo importante praticar atividade física durante este período. 

5 – Faça atividades agradáveis - Quando a vontade de fumar vier, é importante que o fumador se distraia, fazendo atividades que lhe dê prazer e substitua o sentimento de perda, por exemplo, passear ao ar livre, ir na praia ou jardim. Além disso, deve-se fazer uma atividade que ocupe tempo e as mãos diariamente, como fazer crochê, jardinagem, pintar ou fazer exercício físico, são ótimas opções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário