sexta-feira, 29 de junho de 2018

29 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia


       Hoje, 29 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Sistêmica ou Esclerodermia. É uma das mais de 120 doenças reumáticas, mas ainda relativamente desconhecida por grande parte dos profissionais de saúde no Brasil, daí a importância do dia de alerta. Ela é provocada pelo próprio sistema imunológico da pessoa (quando o sistema autoimune ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano), se torna crônica, é e de difícil diagnóstico, apesar de não é contagiosa.

       Os reumatologistas identificaram dois tipos de esclerodermia: a “sistêmica” (esclerose sistêmica), que afeta a pele, os órgãos como esôfago, estômago, rins, coração e pulmões; e a “localizada”, que afeta uma área determinada da pele. O que ela faz é inflamar o tecido conjuntivo que envolve alterações na pele, nos vasos sanguíneos, nos músculos e nos órgãos internos.

       O que causa da esclerodermia ainda é um mistério e ocorre com muito mais frequência em mulheres, com idade entre 30 e 50 anos, apesar de também aparecer em crianças. As pessoas com essa doença têm um acúmulo de colágeno na pele e em outros órgãos do corpo e esse acúmulo leva a surgimento dos sintomas da doença. Outro detalhe é que geralmente ela aparece relacionada a outras doenças autoimunes, incluindo lúpus e polimiosite. Nesses casos, a doença é chamada de doença mista do tecido conjuntivo.

       Um dos órgãos afetado com maior frequência é o esôfago (90% dos casos), nesse caso, o primeiro sintoma é a disfagia, que é uma dificuldade para engolir. Os pulmões também são acometidos com regularidade, em 40% a 50% dos casos e o sintoma é uma falta de ar progressiva, já que o paciente passa a ter o órgão endurecido, denominado de fibrose pulmonar. Também pode acontecer a hipertensão pulmonar, causada pelo acometimento da artéria pulmonar. Neste caso, é necessária uma maior pressão para bombear o sangue nos pulmões.

       Uma forma de defesa contra a esclerose sistêmica é ter a carteira de vacinação sempre em dia, já que a imunização aumenta as defesas do corpo. Principalmente as vacinas contra as hepatites, a pneumonia pneumocócica e as contra o vírus da gripe.

Identificada e tratada corretamente, até dois terços dos pacientes conseguem levar vidas relativamente tranquilas, mantendo suas atividades e trabalhando.

     No site da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), você encontra mais informações sobre a esclerodermia: http://reumatologiapr.com.br/esclerodermia

SAIBA MAIS 
1 - O dia 29 de junho foi escolhido como Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia porque nesse dia, em 1940, morreu o pintor suíço, naturalizado alemão, Paul Klee, considerado um dos grandes pintores europeus do início do século XX. Uma de seus últimos quadros, Klee retratou seu sofrimento com a esclerodermia. 
2 - O nome "esclerodermia" significa "pele dura", que é um dos sintomas da doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário