sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Reunião do Conasems discute temas importantes para a saúde pública do país

    O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) realizou ontem (22) a segunda reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Dentre as discussões estiveram o adiamento de prazos em relação às resoluções CIT, o Programa de Informatização das UBS e lançamentos de vídeos e publicações do Conasems e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
    Durante o encontro o conselho também fez o lançamento de um vídeo mostrando a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba-PE, além de ter lançadas duas publicações impressas: “Retratos do SUS que dá certo” e o catálogo de experiências da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, premiados em 2016. E o Conass lançou a Revista Consensus 26 e um vídeo sobre Planificação da Saúde (veja o vídeo).
    A reunião serviu ainda para discutir o credenciamento das empresas interessadas em fornecer softwares parar o Programa de Informatização das UBS. Até o momento, 24 empresas já se credenciaram e apresentaram documentação. Dessas empresas, 4 já passaram pelo teste de conceito e tem-se a expectativa de até o dia 14 de março ser liberado a adesão pelos municípios.
    O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, ressaltou a importância de atender todos os municípios. “É necessário estudar o mapa de cobertura e ver as condições de credenciamento de empresas para que os municípios distantes de grandes centros urbanos não fiquem desassistidos”. O presidente ainda destacou a necessidade do preenchimento do cadastro pelo secretário municipal de saúde para que, em seguida, possam escolher a empresa e solução disponível mais adequada.

Veja as fotos do encontro: https://www.flickr.com/photos/conasems/

SAIBA MAIS
    O Conasems nasceu visando representar as secretarias municipais de saúde do país e desde 1988 promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização. O conselho vem, desde então, auxiliando os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, promovendo o intercâmbio de informações e a cooperação técnica. Com isso o Conasems se tornou um órgão reconhecido e importante nas instâncias federais, discutindo grandes temas de interesse público, como financiamento público, recursos humanos e defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário