sábado, 20 de maio de 2017

20 de maio, Dia de Atenção à Síndrome de Behçet

       O Dia 20 de maio assinala o Dia de Atenção à Síndrome de Behçet, uma doença pouco desconhecida, mas preocupante. A doença de Behçet é uma vasculite sistêmica, ou seja, uma inflamação dos vasos sanguíneos, crônica, causada por perturbações no sistema imunológico. O sistema que protege o organismo humano de agentes estranhos e infecções, por alguma razão ainda desconhecida, em dado momento passa a produzir inflamações imprevisíveis, exageradas e descontroladas. No caso da doença de Behçet estas inflamações podem afetar qualquer estrutura do organismo, causando úlceras na boca e/ou órgãos genitais, inflamação dos olhos e lesões na pele, nas articulações, vasos sanguíneos, pulmões, sistema nervoso central e intestinos.
          Também por razões desconhecidas, é uma doença comum no Oriente Médio, mas também aparece nos Estados Unidos da América, aqui na América do sul, no norte da Europa e, mais recentemente no Japão.
         A incidência por sexo varia de país para país: os homens são mais afetados (proporção de 3 pra 1) que as mulheres na Turquia e países árabes, enquanto que no Japão e em alguns países europeus são as mulheres as mais afetadas. Existem casos reportados na mesma família, mas são raros. A Doença de Behçet pode afetar homens e mulheres de todas as idades, mas desenvolve-se mais frequentemente entre os 20 e os 29 anos.
           Essa doença não é infecciosa e nem transmissível, não tem relação com câncer, nem está relacionada com o HIV. E afeta as pessoas de formas diferentes: alguns pacientes têm apenas sintomas menores, como dores ou úlceras orais e/ou genitais. Outros têm manifestações mais severas. Os sintomas podem durar por muito tempo ou podem ir e vir em poucas semanas, variando de crise para crise.

Saiba mais:

Como se pronuncia:  Síndrome de “Be-rre-tche-te”.

Quem foi Behçet: O Dr. Hulusi Behçet (1889 - 1948) foi um dermatologista turco.

Um comentário:

  1. ...uma doença pouco "desconhecida" mas preocupante...

    Acredito problemas de edição.

    ...pouco conhecida...

    ResponderExcluir