sexta-feira, 23 de março de 2018

Conheça aqui os alimentos que causam dependência química e viciam mais que drogas pesadas

    Pessoas viciadas em alimentos (principalmente açúcar) deveriam ser tratadas da mesma maneira que dependentes de drogas. É o que mostra uma pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália. Eles constataram, por exemplo, que os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína.
    Mas não é apenas o açúcar. Alimentos como batatas fritas altamente são viciantes. Esses alimentos provocam em muitas pessoas um desejo imparável de continuar comendo, inclusive quando já se tem o estômago cheio. Uma das razões que explicam esse comportamento é o alto teor de gorduras e carboidratos que as batatas fritas contêm. Além disso, esse tipo de alimento estimula as áreas cerebrais que estão relacionadas com o prazer, o vício e a recompensa, o que explicaria também o fato de continuar beliscando e não parar até que o saco acabe. Isso é o que ficou demonstrado por uma outra pesquisa, desta feita da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha.
    O vício por esses alimentos é um dos principais culpados do aumento das taxas de sobrepeso e obesidade nos países desenvolvidos e a recomendação dos pesquisadores é que os viciados sejam submetidos a tratamento psiquiátrico, como qualquer outro dependente químico. Afinal, muitos destes alimentos, são mais maléficos e causam mais dependência que drogas pesadas como a cocaína.


Conheça principais alimentos que viciam mais que cocaína:

1. Batata frita – Viciam exatamente como cocaína e o motivador disso é o “trio fatal”: açúcar, gordura e sal. Mas, não é só sua silhueta que sofre com os efeitos nocivos das batatas fritas.
Elas também estimulam problemas hepáticos se consumidas em excesso, como gordura no fígado; além de hipertensão e diabetes. Isso, sem contar que elas contam com alta concentração de acrilamina, uma substância que pode facilitar o aparecimento de câncer.


2. Doces - Pirulitos, balas e assim por diante. Esses são outros vilões de nossa lista de alimentos que viciam. Isso porque eles fornecem energia quase que instantaneamente para o cérebro, além de trazer uma (falsa) sensação de amparo psicológico. Apesar de o corpo conseguir queimar rápido esse tipo de alimento, em excesso eles causam diabetes, além de forçar a formação exagerada de radicais livres e de substâncias que facilitam inflamações.

3. – Chocolate - O chocolate tem o mesmo efeito de relaxamento que alguns medicamento psiquiátricos. Isso acontece porque esse alimento concentra alta quantidade de triptofano, um aminoácido que tem origem no leite, em conjunto com outra substância potente, a feniletilamina, que vem do cacau e é famosa por ser “apaixonante”, no pior dos sentidos.

4. Bolos cobertos - Não interessa se é de chocolate ou de creme branco. Bolos com cobertura melequenta são alimentos que viciam porque, além da massa em si, com muito açúcar e farinha refinada; eles são enriquecidos com generosas camadas de açúcar, chocolate, óleos saturados e leite.

5. Macarrão e Pães - Ricos em carboidrato, mesmo os integrais, o que estimula a liberação de muita insulina no sangue e pode dar início a problemas como diabetes e complicações no fígado, se consumido em excesso.

6. Sorvete - Ricos em gorduras saturadas e açúcar o sorvete é também uma fonte de triptofano, um aminoácido de relaxa corpo. Esse conjunto funciona como um inibidor de vontade de consumo de outros alimentos não processados, como frutas e vegetais no geral. Sorvetes, se consumidos em excesso, podem causar obesidade e dar andamento a processos inflamatórios, como artrites e coronariopatias, que são males provocados por lesões nas artérias coronárias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário