terça-feira, 10 de abril de 2018

Conheça os fodmaps


  Os alimentos paleo mais comuns ricos em Fodmaps são: Frutas: maçãs, abacates, cerejas, mangas, pêssegos, peras, melancias, sucos de fruta e frutas desidratadas;
Legumes: cebola, alho, repolho, brócolis, couve-de-Bruxelas, aspargos, alcachofra, cogumelos, couve-flor; Laticínios: leite, iogurte, queijos moles; Outros: álcoois de açúcar (qualquer adoçante que termina em -ol), mel.
     Essa não é uma lista completa, mas lhe dá uma ideia de quais tipos de alimentos contêm Fodmaps, especialmente algumas frutas e legumes que podem ser problemáticos.
Outros alimentos, como trigo e centeio, também contêm altos níveis de Fodmaps. No entanto, como eles também são prejudiciais de tantas outras formas, talvez não seja uma boa ideia ingeri-los, tendo SII, sendo sensível aos Fodmaps ou não.
     Pesquisas da Universidade Monash, na Austrália, indicam que uma dieta com baixo teor de Fodmaps funciona em 75% dos casos. Em um desses estudos, feito com 30 portadores do distúrbio, constatou-se a redução dos sintomas na ordem de 50% após três semanas com o novo regime — a melhora apareceu especialmente depois da primeira semana. E nem adianta creditar o ganho a um efeito psicológico. Os voluntários não foram informados de que se tratava de um menu especial para que sua expectativa não influenciasse os resultados.
    Recentemente a Federação Brasileira de Gastroenterologia (http://www.fbg.org.br) divulgou em sua página na internet uma tabela completa com os alimentos liberados e os proibidos. Mas lembra-se, isso não quer dizer que você deva baixar a lista e correr ao supermercado e começar um novo cardápio.  Antes de mexer no menu, é necessário visitar um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário