terça-feira, 6 de março de 2018

Micróbio comum, presente em todas as mesas, causa morte de 3 pessoas

   Três 3 pessoas morreram e 15 ficaram doentes por causa de uma bactéria encontrada num melão, no Estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália. Segundo as autoridades sanitárias do país, todas as pessoas que apresentaram sintomas de contágio por listeria haviam comido a fruta.
    O Serviço Nacional de Saúde da Austrália, que é o equivalente à nossa Vigilância Sanitária, recomendou que idosos, grávidas e crianças não consumissem o produto que estaria contaminado. O produto foi retirado de todos os supermercados australianos para controlar o surto, que teve início em janeiro deste ano. "As pessoas devem descartar qualquer melão comprado antes do dia 11 de março", disse Vicky Sheppeard, diretora de doenças transmissíveis da autoridade de saúde de Novas Gales do Sul.
    A Listeria é um micróbio é comum, está presente na mesa de quase todas as casas, no mundo inteiro e não costuma ser letal nem causar mal algum. Ela pode ser encontrada no leite não pasteurizado e seus derivados, em queijos cremosos, como o brie e o camembert, em patês, embutidos etc. A bactéria também pode ser contraída pelo consumo de outros alimentos manipulados por alguém contaminado que não tenha lavado as mãos adequadamente. Também pode haver contágio com a proximidade de animais de sítios e fazendas, especialmente vacas e ovelhas que estejam parindo.
     Muitas pessoas portam a bactéria, mas nunca apresentam sintomas, muito menos é um micróbio letal, mas pode afetar crianças e idosos com sistema imunológico fraco. E em alguns casos, como o registrado na Austrália, a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea e ir para o sistema nervoso, causando meningite (inflamação das membranas que envolvem o cérebro) e provocar a morte da pessoa.
     O mais comum, quando há contaminação e a pessoa tem baixa imunidade, é a bactéria provocar febre alta (superior a 38ºC), dores agudas e intensas no corpo, calafrios e sintomas de gripe, vômito e diarreia. Para reduzir o risco de contágio por esta bactéria lavar as mãos regularmente com água e sabão, lave frutas e verduras sempre antes de comê-las, e em caso de comida pré-cozida, sempre leia a informação na embalagem sobre onde e como conservá-la, para que se mantenha em bom estado.
     Talvez você tenha lido até aqui e imagine que esse é um caso isolado lá da Austrália, né? Mas em setembro do ano passado, carnes fatiadas e um lote de queijo da marca Zaffari foram retirados de supermercados de Porto Alegre, após um exame confirmar a presença de listeria. Na ocasião, porém, não foram registrados casos de contaminação com sintomas. Os alimentos foram retirados de circulação "por precaução", segundo disse, na época, a secretaria de Saúde da capital gaúcha. Em 2015 outras 3 pessoas morreram no estado americano do Texas, depois de consumirem sorvetes contaminados com a Listeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário