quinta-feira, 12 de outubro de 2017

12 de outubro – Dia Mundial da Artrite


    Se, quando você ouve falar em artrite, o que lhe vem à cabeça são pessoas velhas, com doenças reumáticas, você está completamente enganado. Essa doença pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em recém-nascidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite reumatoide acomete cerca de 1% da população de qualquer idade.
      Também denominada de artrite reumatoide juvenil ou artrite idiopática infantil, esta doença provoca dor, febre, inchaço e rigidez nas juntas, que geralmente surge devido a alterações no sistema imunológico, que provocando a inflamação e a destruição da membrana que recobre as articulações.
      Como na maioria das mais de 120 doenças reumatológicas já descobertas, as causas de artrite (em qualquer idade) são ainda desconhecidas. O que se sabe é que estão ligadas a fatores infecciosos, endócrinos, imunológicos, genéticos e inclusive hereditários (apesar de não passar de pais para filhos). E embora possa atingir jovens de ambos os sexos, de até aos 16 anos, a artrite idiopática infantil ou juvenil afeta mais meninas dos 18 meses aos 3 anos de idade.
    Por sorte, apesar de não ter cura, esse problema pode ser controlado, permitindo assim que a criança tenha uma vida normal, mas para isso é necessário que um reumatologista faça o diagnostico o mais cedo possível, determinando um tratamento à base de medicamentos e fisioterapia.

SAIBA MAIS
    Os médicos classificam 3 tipos de artrite em crianças: a oligoarticular, que afeta até quatro juntas; a poliarticular, que acomete cinco ou mais articulações e a sistêmica é a forma mais grave e atinge apenas 20% dos casos. Há ainda a iridociclite, que é uma inflamação da íris que pode causar cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário