domingo, 15 de outubro de 2017

15 de outubro – Dia de prevenção das doenças do coração

      A data nem deveria existir, já que a prevenção às doenças cardíacas deve ser uma prática constante de todas as pessoas que querem se manter saudáveis  e viver bem. E não existe uma idade em que começar a prevenção. Segundo os médicos, o ideal é que seja o quanto antes, pois levando em consideração os hábitos da nova geração, como o tabaco e a má alimentação, percebe-se que não há idade para sofrer de uma doença do coração.
     As doenças cardiovasculares, que afetam o sistema circulatório e o coração, matam mais brasileiros que o câncer, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). São 350 mil mortes causadas pelos três maiores problemas: infarto, insuficiência cardíaca e derrame. Os canceres matam 190 mil (dados do Instituto Nacional do Câncer - Inca). Em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de doenças cardíacas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
     A prevenção deve ser feita através de consulta anual com um médico cardiologista, que irá solicitar os exames que achar necessários. Um profissional capacitado vai avaliar os prováveis fatores de risco e definir quais exames devem ser feitos. Além disso, não fume e nem use drogas, tenha uma alimentação mais saudável, beba água regularmente, pratique atividade física, fique atento ao peso, evite o estresse, cheque sua pressão arterial e monitore o colesterol. Ah... Se você tiver antecedentes familiares para doenças crônicas, como, por exemplo, Diabetes, Hipertensão e Problemas cardíacos, fique mais atento.
     Caso sinta dor no peito ou no tórax acima do umbigo vá rapidamente ao hospital mais próximo. Pode ser um problema cardíaco causado pelo entupimento de uma artéria. A maioria dos casos de entupimentos das artérias coronárias, que levam ao risco maior de causar infarto, pode ser tratada com angioplastias e stent, quando necessário. O tratamento mais efetivo para o Infarto é o desentupimento da artéria coronária, por trombolíticos ou angioplastia, desde que realizado dentro das primeiras duas horas do início do quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário