segunda-feira, 16 de outubro de 2017

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação


     Em todo o Planeta, mais de 800 milhões de pessoas não têm uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades. Por essa razão a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) criou essa data, que não é comemorativa, mas de alerta, reflexão e conscientização.
     No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, assegurado pela lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º, que diz: “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”. Mas, entre estar na lei e estar na mesa, há um abismo quase intransponível.
     Mas, atenção a uma alimentação saudável, não significa apenas ter alimentos na mesa, mas também e principalmente cuidar com o que se come. Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere.
     Hoje, a maioria das pessoas se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde estão os maiores índices de desequilíbrio alimentar. Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo que seu corpo precisa para uma vida saudável. E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma dieta e sim no fato de manter o peso ideal. Mas claro que, se você está acima do peso, é possível fazer um regime sem deixar de lado a saúde.
     Uma alimentação saudável requer a ingestão de quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. Nada de lanches. Acabe com as barrinhas de cereal, frutas, sucos da fruta, biscoito de sal e outros lanches leves e nutritivos que possam ser ingeridos fora do horário. Coma nos horários certos, e apenas nos horários certos, nas quantidades certas, pratos que tenham porções equilibradas de carboidratos, proteínas e vegetais. Seu corpo agradece.

SAIBA MAIS
    O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, como uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia. Esta data é marcada também pela criação da FAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário