quarta-feira, 4 de outubro de 2017

4 de outubro - Dia Nacional dos Agentes de Saúde

     Hoje vamos homenagear um profissional de fundamental importância em nosso país tropical, cheio de insetos que transmitem as mais variadas doenças: agentes de combate às endemias ou agentes de saúde. A data foi instituída pela Lei Nº 13.059 de 22 de dezembro de 2014, e marca a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil.
    Para que você entenda, uma endemia é uma doença que aparece apenas numa determinada região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. A classificação de uma endemia abrange três conceitos: ser uma doença que afete simultaneamente um grande número de pessoas; que apresente uma incidência acima da esperada; que se espalhe rapidamente numa região, independente de faixas etárias, sexuais, profissionais, etc...
    No Brasil, temos várias áreas endêmicas, por exemplo a febre amarela, comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para a região afetada necessitam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença num espaço limitado pela ação do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da Dengue, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde haja incidência do mosquito transmissor da doença.

SAIBA MAIS
Para se ter uma ideia da importância do trabalho desse pessoal, no final de agosto o ministro Ricardo Barros autorizou a liberação de R$ 179,1 milhões para ações de vigilância em 27 Estados e mais de 5 mil municípios, por meio do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). O volume de dinheiro que cada um recebeu foi baseado em indicadores de saúde, como o número de visitas realizadas por agentes de endemias, exames realizados para identificar doenças como dengue, malária, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário