quinta-feira, 5 de outubro de 2017

5 de outubro – Respondendo à Beatriz, vamos falar sobre Asma

     A Beatriz, uma das participantes do grupo de whats (44-99849-4239) do Portal do Conteúdo Médico, escreveu: “o que usar para a asma? Não aguento mais ficar sem ar”. Ela conta que já usa Alenia 500 (que é o fumarato de formoterol di-hidratado + budesonida) e o Foraseg 650 (que também é Fumarato De Formoterol Di-Hidratado, Budesonida). Não sei como usa, nem quem receitou, mas são duas marcas do mesmo medicamento, cujo princípio ativo é o Formoterol associado à Budesonida (tem Foradil, por exemplo). Então, Bia, tem que ver isso direitinho porque você pode estar jogando dinheiro fora e esses medicamentos não são baratos.
     Infelizmente, a asma não tem cura, Bia. A ciência ainda sequer determinou uma causa específica. O que se sabe é que se trata de uma inflamação crônica que causa um estreitamento das vias aéreas, provocando falta de ar, aperto no peito, tosse e um chiado característico. Sintomas que variam em intensidade ao longo dos anos e de pessoa para pessoa. 
    Dados do Ministério da Saúde é de que a asma atinja 20% dos brasileiros e 5% da população mundial. Pelo menos duas mil pessoas morrem anualmente e mais de 300 mil são internadas com crises agudas. Mas não é que a asma mata. Asma não mata. A menos que esteja muito descontrolada. A morte ocorre por falta de cuidado, automedicação ou a um atendimento médico ambulatorial precário que resultem numa crise maltratada, seja pelo paciente, que não deu a devida importância e deixou de procurar por atendimento, ou pelo serviço médico não adequado.
    As crises podem ser provocadas por diversos fatores, que vão de alergias (à poeira, cigarro, poluição ou cheiros fortes, por exemplo) vírus ou bactérias, mudanças climáticas, clima muito seco, pólen, ingestão de alguns alimentos, medicamentos, gripes ou resfriados, poeira, mofo, pelos de animais, dentre outros... Muitos outros.
    O tratamento medicamentoso é feito com base no controle dos sintomas com uso de broncodilatadores à base de corticoides (pode ser bombinha, injeções, xaropes, cápsulas ou comprimidos ), mas isso serve apenas para melhorar a respiração e conter as crises. Como esse estreitamento das vias aéreas pode ser desencadeado por diversas alergênicos ou microrganismos (poeira ou ácaros, por exemplo) quem tem asma deve ter muito cuidado com o ambiente em que vive, evitando pelo de animais, poeira, locais húmidos, baixa altitude etc que são mais favoráveis que podem levar ao agravamento dos sintomas.
    Sua casa tem que ser extremamente clean, Bia... Nada de cortinas grossas, carpete, tapetes etc. Troque semanalmente fronhas e lençóis e mantenha a casa e o local de trabalho muito limpos e com as janelas abertas, para o ar circular livremente. Ah... Esqueça ter animais. No máximo um tatu ou um gato da raça sphynx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário