quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

28 fevereiro – Dia das doenças raras

    Hoje, 28 de fevereiro, é o Dia Mundial da Doença Rara. A data é celebrada em setenta países visando sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.
    Às vezes, uma pequena mutação no DNA já faz com que o corpo funcione de uma maneira totalmente diferente da normal. E, por mais que avance, a Medicina ainda não consegue uma cura. No máximo, em alguns casos, medicamentos paliativos, que ajudam na qualidade de vida dos pacientes.
    O Conteúdo Médico traz hoje um resumo com informações sobre algumas destas doenças, para que você possa conhecê-las. Mas muitas, se você pesquisar aqui mesmo no site, verá que já falamos delas e temos matérias completas.
    1 - Síndrome de Cotard - Transtorno mental que leva a pessoa a achar que está morta e sentir a necessidades de visitar cemitérios e necrotérios, para estar perto de seus “companheiros” mortos. Está associada a depressão e paranoia.
    2 - Oligodactilia - As pessoas afetadas por essa doença nascem com menos de cinco dedos em cada mão ou pé.
    3 - Polidactilia – É o contrário oligodactilia: a pessoa com mais dedos que o normal nos pés ou nas mãos. 1 em cada 1000 bebês nasce com algum grau de polidactilia, mas é muito raro os dedos adicionais serem completamente formados e funcionais.
    4 - Síndrome da mão alienígena – Ou “mão alheia” provoca espasmos involuntários que dão a impressão de que o braço tem vontade própria e que às vezes pode até “tentar matar” o próprio doente, apertando o pescoço ou causando sufocamento. Essa doença é provocada por um dano no feixe de fibras que conecta os lados direito e esquerdo do cérebro. O dano pode ser provocado por um tumor cerebral, por exemplo.
    5 - Síndrome do sotaque estrangeiro – Também resultante de um problema no cérebro, essa doenças faz a falar com um sotaque estrangeiro.
     6 - Epidermodisplasia verruciforme - Essa doença hereditária deixa a pessoas parecendo uma árvore. Esta doença é causada pelo vírus HPV e também alterações no sistema imune que permite que esses vírus circulem livremente pelo corpo, levando a formação de uma grande quantidade de verrugas por todo o corpo.
    7 - Doença de Hailey-Hailey - Essa doença de pele hereditária é o resultado de uma mutação do gene que regula a integridade das células externas da pele. Quando a pele sofre fricção, essas células se separam, causando manchas vermelhas e verrugas escamosas. Depois de alguns dias, a pele afetada sumirá por completo e não deixará nenhuma evidência da ferida que se produziu no início.
    8 - Nistagmo - Às vezes chamado de “olhos dançantes”, esse transtorno cerebral afeta as funções do labirinto, uma parte do ouvido interno que ajuda a controlar os movimentos oculares. Como resultado, os afetados pelo nistagmo exibem movimentos oculares rápidos e incontroláveis. O nistagmo frequentemente é congênito ou presente no nascimento, mas também pode se desenvolver a partir da utilização de um medicamento anticonvulsivo chamado fenitoína, assim como de lesões graves na cabeça, acidentes vasculares cerebrais e transtornos do ouvido interno.
    9 - Hipertricose - Comumente chamada de “síndrome do homem lobo”, essa doença se caracteriza por crescimento excessivo de cabelo. Não se sabe qual a causa do transtorno, mas parece que tem origem genética. Fora a vergonha potencial e a carga emocional, o crescimento excessivo de cabelo parece ser o único sintoma da doença.
   10 - Doença de Crohn – É uma das mais de 120 doenças reumáticas. Trata-se de uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal que afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário